Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 15-08-2012

Bill Gates busca projetos de privadas inovadoras para países pobres
Feira nos EUA reuniu mais de 200 inventores. Universidades receberam prêmios por suas inovações.
Bill Gates busca projetos de privadas inovadoras para países pobres
Foto: g1.globo.com

O fundador da Microsoft e filantropo global, Bill Gates, lançou nesta terça-feira (14) a busca por um sanitário que atenda melhor às necessidades dos países em desenvolvimento.

A Fundação Bill e Melinda Gates iniciou assim a "Feira da Reinvenção da Privada", em Seattle, e concedeu prêmios às melhores inovações na área.

"Os sanitários são extremamente importantes para a saúde pública e, se pensarmos, inclusive para a dignidade humana", disse Bill Gates no site www.thegatesnotes.com.

"As privadas que utilizamos no mundo desenvolvido são irrelevantes, pouco práticas e impossíveis para 40% da população mundial diante da falta do acesso à água, à eletricidade e às redes de esgotos".

A "Feira da Reinvenção da Privada" é descrita como uma concentração de mais de 200 inventores, projetistas, investidores e especialistas em sistemas de gestão de dejetos.

Universidades de Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos receberam prêmios por uma competição que começou no ano passado em busca de um sanitário melhor.

O primeiro lugar foi para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, por desenhar um sanitário que utiliza energia solar e gera hidrogênio e eletricidade.

A britânica Universidade de Loughborough obteve a segunda posição, com um sanitário que transforma os dejetos em carvão biológico, minerais e água limpa.

O terceiro lugar coube à Universidade de Toronto, por um sanitário que recupera os minerais e a água e desinfeta os dejetos humanos.

"Quatro a cada dez pessoas do mundo não têm um local seguro para defecar", afirma a Fundação Gates em um vídeo.

"Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a sistemas sanitários seguros para suas necessidades básicas corporais", segundo Bill Gates.

"Além da questão da dignidade humana, esta falta de acesso coloca em risco vidas humanas, cria um peso econômico e sanitário nos países pobres e prejudica o meio ambiente", afirmou Gates.

A comida e a água contaminada com fezes causam doenças intestinais que matam milhões de crianças anualmente, mais que a Aids e a malária juntas. "Inventar novos sanitários é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reduzir a mortalidade, as doenças, e melhorar a vida das pessoas", concluiu Gates.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir