Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 27-11-2012

Fifa apresenta tecnologia que será usada na Copa do Mundo em 2014
Os primeiros testes com a tecnologia no futebol serão feitos no Mundial de Clubes, que acontece no Japão, em dezembro, com a participação do Corinthians.
Fifa apresenta tecnologia que será usada na Copa do Mundo em 2014
Foto: sidneyrezende.com

A International Board aprovou, em junho, o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. Durante a Soccerex, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias que serão testadas na competição.

"Os dois sistemas serão testados no Mundial de Clubes da Fifa. A tecnologia aprovada, se não houver erros, será usado na Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, segundo o site "Globoesporte.com".

As duas empresas responsáveis pela tecnologia apresentaram suas novidades no evento. Apesar de o objetivo ser o mesmo, os meios são diferentes. No caso da alemã Fraunhofer, um campo magnético será criado após a linha do gol.

"Esse campo magnético capta quando a bola ultrapassa a linha do gol e, em frações de segundo, emite um alerta para um relógio, que será usado pelos árbitros", disse o representante da Fraunhofer, Thomas Pellkufer, à publicação.

Já a tecnologia inglesa vai instalar sete câmeras nas traves. Em caso de dúvidas, as imagens de cada uma das câmeras serão processadas e formarão uma imagem em 3D.

"Até mesmo se a posição do goleiro encobrir a bola, o sistema é capaz de detectar se ela ultrapassou a linha do gol, já que conseguimos retirar a imagem do goleiro. Tudo isso em mais ou menos um segundo, quando o árbitro receberá o alerta do gol, se for o caso. Nunca houve uma simulação em que não conseguimos encontrar a bola. Quem tem que decidir o jogo são os jogadores, e nunca os árbitros", explicou o Paul Hawking, da empresa Kawk-Eye.

Jérôme Valcke ainda garantiu que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.

Fonte: sidneyrezende.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir