Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-11-2012

Grupo investigado usou senha do MEC para alterar dados
Paulo Rodrigues Vieira, o diretor da ANA preso sob acusa��o de tr�fico de influ�ncia em �rg�os do governo federal, obteve uma senha privativa de um funcion�rio do Minist�rio da Educa��o para alterar dados financeiros de uma faculdade de sua fam�lia.
Grupo investigado usou senha do MEC para alterar dados
Foto: jm1.com.br

Segundo informa��es do jornal Folha de S. Paulo, a manipula��o de par�metros financeiros pode servir, em tese, para a faculdade conseguir mais recursos do governo em programas como o Prouni, de bolsas para estudantes pobres, e o Fies, de financiamento. A conversa foi gravada pela Pol�cia Federal em 24 de mar�o deste ano, quando Aloizio Mercadante j� assumira o minist�rio. O interlocutor de Vieira no MEC � M�rcio Alexandre Barbosa Lima, da Secretaria Especial de Regula��o do Ensino Superior. � a ele que Vieira pede: "Eu t� querendo entrar aqui no MEC (...) com sua senha. Me fala seu CPF". Lima entrega todos os dados.

A fam�lia de Vieira � dona da Faculdade de Ci�ncias Humanas de Cruzeiro, no interior paulista. Numa conversa entre Vieira e uma funcion�ria da faculdade chamada Patr�cia, ela conta que j� alterara os dados de 2009 para 2010. Um outro funcion�rio do MEC foi apanhando pela Opera��o Porto Seguro da PF. Trata-se de Esmeraldo Malheiros dos Santos, que era consultor jur�dico, um cargo de confian�a do ministro. Ele ajudava o grupo de Vieira a obter pareceres internos da pasta que seriam usados por faculdades que corriam o risco de ter cursos descredenciados. Marcio e Esmeraldo foram afastados ontem pelo MEC. Santos foi tamb�m exonerado do cargo de confian�a que exercia na assessoria jur�dica do �rg�o. Pierpaolo Bottini, que defende Paulo Rodrigues Vieira, n�o quis comentar as acusa��es. Ele disse, no entanto, que fez um pedido de reconsidera��o da pris�o de seu cliente � Justi�a, alegando que Vieira foi afastado do cargo que ocupava no governo e n�o oferece mais riscos.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir