Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-12-2012

Quadrilha usava mortos para fraudar o INSS
Advogados e contadores s�o presos em Itatiba e Bragan�a Paulista. Preju�zo chega a R$ 4,7 milh�es.
Quadrilha usava mortos para fraudar o INSS
Foto: radioitaperunafm.com

A Opera��o El Cid 2, desencadeada pela Pol�cia Federal de Campinas, prendeu advogados, contadores e empres�rios, em Itatiba e Bragan�a Paulista, suspeitos de integrarem uma organiza��o criminosa que intermediava, de forma irregular, benef�cios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

As investiga��es da Assessoria de Pesquisa Estrat�gica e Gerenciamento de Riscos, em Campinas, come�aram em 2010 e apontaram que as fraudes ocorriam desde 2003, causando preju�zo de cerca de R$ 4,7 milh�es aos cofres p�blicos.


Os intermediadores usavam uma senha para incluir nos sistemas da Previd�ncia Social dados falsos com empresas desativadas, gerando v�nculos empregat�cios que tinham por objetivo a percep��o imediata ou futura de benef�cios previdenci�rios, tanto na via administrativa quanto na judicial, induzindo ao erro os servidores do INSS e do Poder Judici�rio. Os suspeitos usavam documentos de pessoas mortas para ativar benef�cios ilegais, principalmente de pens�o por morte.

De acordo com o gerente executivo do INSS, Eudis Urbano dos Santos, 44 pessoas recebiam os recursos ilegais, frutos das a��es criminosas. Cada uma delas ganhava dois benef�cios. Todos ser�o analisados e os vencimentos podem ser reduzidos ou cancelados, caso seja comprovada a irregularidade. Nem todos os benefici�rios sabiam da fraude, acredita a pol�cia. Dos nove detidos, dois s�o advogados e os demais s�o contadores, empres�rios e pessoas que tiveram seus nomes usados no esquema, conhecidos popularmente como "laranjas".

Nas resid�ncias dos suspeitos foram apreendidos dispositivos de armazenamento de dados de computadores, carteiras de trabalho, carimbos de 17 empresas e duas armas de fogo. Os nomes dos presos n�o foram divulgados pois eles ainda est�o sendo investigados. Os suspeitos v�o responder por estelionato qualificado, fraude processual, forma��o de quadrilha ou bando, falsidadade ideol�gica e uso de documentos falsos.

Fonte: www.redebomdia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir