Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-06-2013

Rio ganha nesta segunda-feira UPP em favela próxima ao Cristo Redentor
Ao todo, 232 PMs irão patrulhar cinco comunidades do Cosme Velho. Comunidade na Zona Sul foi ocupada por 400 policiais em abril.
Rio ganha nesta segunda-feira UPP em favela próxima ao Cristo Redentor
Foto: g1.globo.com

O Rio de Janeiro ganha mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na manhã desta segunda-feira (3) com a inauguração da unidade pacificadora do Morro Cerro-Corá, no Cosme Velho, na Zona Sul da cidade. A favela fica próxima aos acessos ao Cristo Redentor, rota que terá aumento de visitantes durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Ao todo, 232 policiais militares irão patrulhar cinco comunidades do Cosme Velho. Esta é a 33ª UPP, até 2014 o governo do estado pretende ter inaugurado 40 unidades.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) a iniciativa irá beneficiar um total de 4,5 mil moradores. O levantamento foi feito pelo Instituto Pereira Passos (IPP). A inauguração acontecerá a partir das 8h30 na Ladeira dos Guararapes, nº 1, na Quadra do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Mocidade do Cosme Velho. O evento contará com a presença de lideranças comunitárias e autoridades.

A UPP Cerro-Corá possui uma base administrativa, na Rua Almirante Alexandrino com Ladeira do Ascurra, e outra base de apoio na Rua Arapuã, ambas no bairro do Cosme Velho. Além do Cerro-Corá serão beneficiadas pelo trabalho da UPP as comunidades Guararapes, Vila Cândido, Coroado e Julio Otoni.

Ocupação
A do Cerro-Corá comunidade foi ocupada no dia 29 de abril por cerca de 400 homens da Polícia Militar. A PM entrou na comunidade às 5h e, depois de meia hora, sem disparar nenhum tiro, realizava varredura e revistava a população.

A moradora Ana Lúcia Nunes, que vive na comunidade há 40 anos e teve a bandeira hasteada em sua casa, comemorou. "É importante, fiquei orgulhosa de ter a bandeira na minha casa. Eu não esperava. Vai ser bom ter a UPP aqui também", afirmou Ana.

Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, a ação representa o fechamento do cerco na Zona Sul da cidade, que é um importante ponto turístico do Rio.

"A vinda do papa e o aumento o fluxo turístico explica a nossa entrada. O que acabou contribuindo para a ocupação foram os delitos ainda que estavam ocorrendo na região. O serviço de inteligência mostrava que os marginais estavam se refugiando aqui. Agora, eles perderam do território", afirmou o coronel Frederico Caldas, destacando que trinta minutos foram suficientes para fazer a ocupação.

Duas comunidades vizinhas, Guararapes e Vila Cândida, também foram ocupadas. As três favelas ficam no morro entre as duas galerias do Túnel Rebouças.

A ação é uma mudança nos planos da Secretaria de Segurança Pública, que após a ocupação da Barreira do Vasco e do Caju, em março, anunciou que o Conjunto de Favelas da Maré seria o próximo local a receber uma unidade pacificadora.

Perfil do comandante
A nova UPP será comandada pelo capitão Jeimison Gonçalves, de 31 anos. Ele está na Polícia Militar há 8 anos e iniciou sua carreira no 25º BPM (Cabo Frio) onde foi comandante de companhia e passou pelo 31º BPM (Recreio). Foi subcomandante e comandante da UPP Cidade de Deus (Caratê), onde esteve por dois anos e meio. O oficial é formado em Direito pela Universidade Veiga de Almeida e possui curso de especialização em patrulhamento de área de alto risco.

Mais de 30 UPPs
Inspiradas em experiência de Medelín, na Colômbia, o programa do governo do estado que deu origem às UPPs começou dezembro de 2008, com a instalação da primeira unidade, no Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul. Desde então, 32 UPPs já foram implantadas, com mais de 8 mil policiais, e a previsão é de que, até 2014, sejam mais de 40 unidades, e equipe de 12,5 mil.

A última ocupação foi em 3 de março, nas comunidades do Caju e Barreira do Vasco, que tiveram a UPP instalada em 12 de abril, como parte de uma estratégia para entrar no Conjunto de Favelas da Maré, uma das regiões de maior atuação do tráfico.

As UPPs em operação abrangem 222 comunidades e beneficiam mais de 1 milhão de pessoas das áreas pacificadas. Até 2014, serão beneficiadas outras comunidades, abrangendo mais 860 mil moradores das Zonas Norte e Oeste do Rio, Baixada Fluminense e outras cidades com grande concentração urbana. Além disso, a Polícia Militar criou um banco de talentos para identificar policiais com formação em outras áreas de conhecimento, que possam agregar mais qualidade ao serviço prestado às comunidades.


Bope conduziu a imprensa internacional na ocupação da comunidade do Cerro-Corá. (Foto: Mariucha Machado / TV Globo)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir