Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 25-07-2013

Maquinista é investigado após acidente que matou 78 na Espanha
O maquinista de um trem que descarrilou matando 78 pessoas no noroeste da Espanha foi posto sob investigação policial na quinta-feira, disseram autoridades, sem identificar o suspeito.
Maquinista é investigado após acidente que matou 78 na Espanha
Foto: expresso.sapo.pt

Um dramático vídeo gravado por uma câmera de segurança e divulgado no site do jornal El País mostra o trem descarrilando ao fazer uma curva em alta velocidade e colidindo com um muro, na noite de quarta-feira.

O acidente ocorreu em Santiago de Compostela, cidade da Galícia que realiza na quinta-feira uma importante festividade católica.

O governo galego disse que o trem tinha dois maquinistas, e que um deles está hospitalizado. Não ficou imediatamente claro qual dos maquinistas está sendo investigado.

Testemunhas contaram à imprensa espanhola que um dos maquinistas, Francisco José Garzón, foi visto auxiliando no resgate das vítimas e gritando ao telefone: "Descarrilei! O que eu faço?"

Segundo o jornal El País, um dos maquinistas ficou preso nos destroços da cabine e contou por rádio à estação ferroviária que o trem havia entrado na curva a 190 quilômetros por hora. "Somos apenas humanos! Somos apenas humanos!", dizia o maquinista à estação, segundo relato do jornal a partir de informações de fontes próximas à investigação.

"Espero que não haja mortos, porque isso vai recair sobre a minha consciência."

As autoridades disseram que há pessoas de várias nacionalidades entre os 130 feridos, dos quais 36 -incluindo quatro crianças- estão em estado grave.

Na manhã de quinta-feira, 12 horas depois do acidente, as equipes de emergência haviam abandonado a busca por sobreviventes, e guindastes retiravam os destroços.

Uma fonte oficial disse que a alta velocidade do trem provavelmente foi a causa do acidente, mas o ministro de Obras Públicas afirmou que ainda é cedo para saber exatamente o que aconteceu.

Fontes próximas à investigação disseram ao El País que o trem viajava ao dobro do limite de velocidade para a curva acentuada onde o acidente ocorreu.

Um dirigente do sindicato de ferroviários disse que o maquinista está sedado, mas que talvez possa ser visitado na quinta-feira.

(Reportagem adicional de Inmaculada Sanz, Sonya Dowsett, Sarah White, Andres Gonzalez, Blanca Rodriguez, Julien Toyer, Emma Pinedo e Raquel Castillo)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir