Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Costa Concordia volta a flutuar
Desde o naufrágio, em janeiro de 2012, o navio estava preso a plataformas artificiais. Megaoperação para remover a embarcação está perto do fim
Costa Concordia volta a flutuar
Foto: epoca.globo.com

Dois anos e meio após o naufrágio que matou 32 pessoas, o navio Costa Concordia ainda permanece no litoral da Ilha de Giglio, no sul da Itália, onde colidiu com rochas durante um cruzeiro turístico. Mas isso deve mudar nos próximos dias. Numa megaoperação iniciada na manhã desta segunda-feira (14), equipes técnicas conseguiram fazer a embarcação, que até então estava presa a plataformas artificiais, voltar a flutuar.
As operações de flutuação devem ser concluídas em uma semana. Com o navio capaz de flutuar novamente, será possível dar início ao deslocamento da embarcação para Gênova. Os técnicos estimam que, com o auxilio de rebocadores, o Costa Concórdia poderá percorrer as 200 milhas náuticas (370 quilômetros) previstas a uma velocidade de dois nós (3,7 km/h). Após essa longa viagem, com início previsto para o dia 21 de julho, o Costa Concordia será inteiramente desmantelado por operários em Gênova.
Esta foi mais uma etapa da megaoperação de resgate do navio Costa Concordia destinada a desencalhar, endireitar, fazer flutuar e desmantelar a embarcação. Em setembro do ano passado, a embarcação foi erguida. Para endireitar o navio, foram gastos algo em torno de 600 milhões de euros, o equivalente a R$ 1,8 bilhão. Cerca de 500 engenheiros participaram da operação de rotação do navio.

Fonte: epoca.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir