Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

Tempestade de neve no estado de Nova York deixa novos mortos
No total, oito pessoas morreram no estado. Mais de 9 mil pessoas est�o sem eletricidade.
Tempestade de neve no estado de Nova York deixa novos mortos
Foto: g1.globo.com

A primeira tempestade de neve da temporada de inverno nos Estados Unidos j� deixou, pelo menos, oito mortos e muitas casas sem energia el�trica no nordeste do pa�s. Al�m das quatro mortes registradas na cidade de Buffalo nesta ter�a-feira, novas mortes foram registradas em New Hampshire e Michigan.

No condado de Erie, na fronteira com o Canad�, os habitantes acordaram nesta quarta-feira com muita neve nas ruas. Nessa regi�o, que tem Buffalo como capital, quatro pessoas morreram nesta ter�a em consequ�ncia de ataques card�acos no momento em que retiravam a neve dos telhados e dos quintais de suas casas.


Os novos casos de morte divulgados nesta quarta incluem o de uma quinta pessoa atropelada quando tentava ajudar a desatolar um ve�culo e o de um homem de 46 anos que foi encontrado sem vida em seu ve�culo totalmente coberto pela neve.
As outras mortes foram registradas em New Hampshire e Michigan.
Estado de emerg�ncia


O governador de Nova York, Andrew Cuomo, decretou estado de emerg�ncia em 10 condados do noroeste do estado e alertou a popula��o para que tome precau��es.
"Se estiverem na �rea afetada pela tempestade, permane�am em casa. Vai continuar nevando", declarou Cuomo, pouco depois de solicitar a presen�a da Guarda Nacional para ajudar os servi�os de emerg�ncia.


Cerca de 9.537 pessoas seguem sem eletricidade.
As autoridades recomendaram aos idosos que n�o tentem retirar a neve, que ela pode chegar a 1,5 metro nas ruas.
"lgumas partes de nosso condado receber�o em tr�s dias uma quantidade de neve que � acumulada em anos", disse o administrador do condado de Erie, Marcos Poloncarz.


"Continuamos presos. H� quase 30 horas que n�o conseguimos nos mover", escreveu no Twitter o grupo de rock Interpol, que teve que cancelar um show na ter�a-feira � noite em Toronto.


A paisagem foi tomada pelo branco da neve em quase toda regi�o metropolitana de Buffalo, vizinha das cataratas do Ni�gara, onde vivem cerca de 1,1 milh�o de pessoas.
Muitas ruas seguiam bloqueadas nesta quarta, enquanto v�rias escolas e centros comerciais permaneciam fechados.


Cerca de 150 ve�culos foram abandonados na estrada i90 e dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Buffalo-Niagara, de acordo com o site especializado Flightaware.com.
Uma equipe de basquete feminino da Universidade de Ni�gara ficou presa por mais de 24 horas em um �nibus retido em uma estrada, e s� foi resgatada �s 4h desta quarta-feira.


A imprensa local tamb�m informou que pelo menos uma pessoa ficou presa em meio aos escombros depois de o teto de sua casa desabar.
Os caminh�es equipados para retirar a neve geralmente n�o podem operar de forma eficaz quando h� mais de um metro de neve.


Alguns socorristas foram obrigados a carregar macas nos ombros devido � impossibilidade de circular em ambul�ncias. Outros param�dicos utilizavam ve�culos espec�ficos para neve no atendimento �s chamadas de emerg�ncia, segundo imagens transmitidas pela televis�o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir