Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2007

Festa de Iemanjá tem música e oferendas
A imagem de Iemanjá foi recebida neste sábado (29) com fogos e música em Copacabana
Festa de Iemanjá tem música e oferendas
Foto: www.g1.com.br

A imagem de Iemanjá foi recebida neste sábado (29) com fogos e música em Copacabana, na Zona Sul do Rio, por cerca de duas mil pessoas. A rainha das águas foi trazida em uma carreata com 30 ônibus, que partiu de Madureira e chegou ao Posto 4 por volta das 17h30. O caminhão que levava a imagem da protetora dos pescadores, com dois metros de comprimento, carregava ainda 30 barquinhos, com oferendas e pedidos que serão jogados ao mar.

"Durante todo o mês de dezembro os barcos ficaram no Mercadão de Madureira recolhendo pedidos, oferendas e presentes das pessoas. É o maior presente a céu aberto do Rio, que abre as festividades do Ano Novo de 2008", explicou Marcelo Fritz, um dos responsáveis pela organização do evento.



Outra carreata partiu do Estácio
A homenagem é organizada há cinco anos por lojistas do Mercadão de Madureira para agradecer aos orixás pelo ressurgimento do centro de comércio popular, na Zona Norte do Rio. Destruído por um incêndio em janeiro de 2000, ele foi reinaugurado em outubro de 2002.



Foram vendidas cerca de duas mil camisetas, a R$ 8, que davam direito a entrar na tenda montada nas areias de Copacabana. Ali foi o palco das homenagens, onde havia outra imagem de Iemanjá e onde foram colocados os barcos trazidos pela carreata.

Do lado de fora da tenda, mesmo sob o sol forte, centenas de pessoas se aglomeravam para ver Iemanjá passar e tirar fotos da imagem e pedir um ano novo melhor.

"É o resgate de nossas tradições", disse Mãe Miriam de Oya, que participa do evento há cinco anos.

Por volta das 18h40, outra procissão com cerca de 400 pessoas, vinda do Estácio e organizada pela Congregação Espírita do Brasil, caminhou do Posto 4 ao Posto 3 levando outra imagem da rainha das águas.
Festa de Iemanjá tem música e oferendas


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir