Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Segundo round na internet
A oferta da Microsoft para a compra do Yahoo! marca uma nova ofensiva da empresa contra o todo-poderoso Google
Segundo round na internet
Ballmer, da Microsoft: Foto: http://portalexame.abril.com.br

A Microsoft fez uma oferta de 44,6 bilh�es de d�lares pelo Yahoo! A resposta veio dias depois: o conselho de administra��o da empresa considerou o valor baixo e, numa aparente t�tica para tentar aumentar a avalia��o, recusou a proposta. Isso foi o que ocorreu de concreto. Mas, desde o an�ncio da inten��o da Microsoft, uma torrente de especula��es e cen�rios come�ou a ser desenhada. Para seguir independente, o Yahoo! poderia tentar fazer um acordo com o Google, com a News Corp., dona do MySpace, ou at� mesmo com a moribunda AOL. Outra vers�o apontou para um resgate de fundos soberanos, e ainda outra dava conta de que a salva��o viria dos s�cios nas opera��es do Jap�o e da China. De sua parte, a Microsoft estaria pronta a aumentar o valor da proposta, ou ent�o estaria tramando uma guerra dentro do conselho do Yahoo! Algumas suposi��es s�o mais plaus�veis; outras, menos. Com tantos desfechos poss�veis, o consenso � que o fim dessa novela n�o deve ser conhecido t�o cedo. Mas uma coisa � certa: mesmo que o neg�cio n�o se concretize, a oferta da Microsoft � um evento hist�rico, s�mbolo de uma mudan�a profunda na ind�stria da tecnologia. O futuro pertence ao software e aos servi�os entregues pela web. O Google � o modelo a ser estudado e destronado. Ao partir para cima do Yahoo!, a Microsoft reconheceu sua fragilidade no mundo online e deu in�cio a um segundo round na batalha pela supremacia na internet.

Para muitos observadores, o movimento da Microsoft n�o surpreendeu pela escolha do alvo, mas sim pela demora. O Yahoo! estava contra a parede havia alguns anos, castigado por uma s�rie de decis�es estrat�gicas erradas e pressionado pelo Google, um competidor formid�vel, que mudou as regras do jogo na web e deixou todos os concorrentes comendo poeira. Enquanto o l�der aperfei�oava seu sistema de buscas e a entrega de publicidade atrelada �s pesquisas dos internautas, o Yahoo! continuava a depender da publicidade gr�fica, os tradicionais banners. O resultado disso foi um aumento fatal na dist�ncia tecnol�gica entre as duas empresas. Com uma busca mais eficiente e melhor taxa de retorno para seus anunciantes, o Google tornou-se um gigante capaz de faturar 16 bilh�es de d�lares em publicidade em 2007, enquanto o Yahoo! ficou com 6,1 bilh�es. A tentativa de remodelar o sistema de links patrocinados da empresa sofreu atrasos de quase um ano e quando finalmente estreou, no ano passado, n�o entregou os resultados esperados. O Yahoo! tamb�m deixou passar oportunidades importantes. Tentou comprar o YouTube, mas quem acabou levando foi o Google. No ano passado, teria acertado a compra do site de relacionamentos Facebook por 1 bilh�o de d�lares, relata a revista Fortune. Mas, inexplicavelmente, depois os executivos decidiram reduzir o valor da oferta em 150 milh�es de d�lares -- argumento que permitiu ao Facebook voltar atr�s no acordo e manter-se independente. Por tudo isso, poucos apostavam que o Yahoo! pudesse sobreviver sozinho.

Segundo round na internet.

Fonte: http://portalexame.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir