Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Japão lança ao espaço satélite de internet de alta velocidad
Espera-se que o satélite permita um melhor acesso à rede em regiões montanhosas
Japão lança ao espaço satélite de internet de alta velocidad
Foto: G1

A Agência Aeroespacial de Prospecção do Japão (Jaxa) lançou neste sábado (23) com sucesso o foguete espacial que transporta o satélite da internet de alta velocidade "Kizuna", após o lançamento ter sido adiado em uma semana devido a uma falha no sistema.

O lançamento ocorreu no centro espacial de Tanegashima, província de Kagoshima (sul do Japão), às 17h55 (5h55 de Brasília).

O foguete H2A, fabricado pela Jaxa e pela Mitsubishi Motors, transportava o satélite "Kizuna", destinado a melhorar a comunicação de alta velocidade e alta capacidade em locais de difícil acesso à internet.

Espera-se que o satélite, projetado pela Jaxa e pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, permita um melhor acesso à rede em regiões montanhosas e ilhas remotas nas quais a construção de infra-estruturas de acesso à internet é muito complexa.

Segundo a agência local "Kyodo", a falha do sistema que atrasou o lançamento do satélite em uma semana estava relacionado ao mau funcionamento de um dos propulsores do motor da segunda fase do foguete.

Japão lança ao espaço satélite de internet de alta velocidade. Espera-se que o satélite permita um melhor acesso à rede em regiões montanhosas. Lançamento havia sido adiado por uma semana devido a uma falha no sistema.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir