Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-04-2008

Larvas do mosquito da dengue são achadas atrás de geladeiras
Especialista diz que local sombreado e tranqüilo favorece reprodução do inseto
Larvas do mosquito da dengue são achadas atrás de geladeiras
Foto: Reprodução

Quando se fala em dengue, muita gente logo pensa no Rio de Janeiro, mas o mosquito que transmite a doença também é problema em outros estados. Em Pernambuco, as larvas do Aedes aegypti mosquito proliferam até atrás das geladeiras.

Na periferia do Recife, em um campo de futebol alagado, há a presença constante de larvas e nuvens de mosquitos. "A dengue está ali, pode ver", diz um senhor.

Em vistorias, a Vigilância Sanitária encontra terrenos cheios de sujeira, com recipientes que acumulam água. Dentro de uma casa, há uma situação inesperada: larvas do mosquito da dengue foram encontradas atrás da geladeira, dentro da bandeja que fica em cima do motor.

"O local é sombreado, é tranqüilo e, além do mais, tem uma temperatura agradável por conta da temperatura do motor. É uma coisa que tem sido muito pouco divulgada e é uma situação nova que a gente tem se deparado nas casas", alerta a médica veterinária Nara Arruda.

Filas nos hospitais
Os casos de dengue estão fazendo aumentar a procura pelas emergências dos hospitais da Região Metropolitana do Recife. O resultado são filas enormes e corredores congestionados.

A superlotação causa lentidão no atendimento. Pacientes reclamam da falta de estrutura e da dificuldade de se fazer exames.

O estado de Sergipe também enfrenta uma epidemia de dengue. Já foram confirmadas sete mortes.

Larvas do mosquito da dengue são achadas atrás de geladeiras. Especialista diz que local sombreado e tranqüilo favorece reprodução do inseto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir