Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2009

Coreia do Norte lança míssil
Após adiar a operação por um dia, a Coréia do Norte lançou neste domingo
Coreia do Norte lança míssil
Foto: www.maratimba.com

Após adiar a operação por um dia, a Coréia do Norte lançou neste domingo (5) um foguete de longo alcance que teoricamente estaria levando um satélite de comunicações à órbita da Terra, levando tensão à Ásia.

A ação norte-coreana foi confirmada por diversas fontes, como o governo da vizinha Coreia do Sul, além da agência local "Yonhap" e da rede de TV sul-coreana KBS. A informação foi confirmada em seguida pelo Departamento de Estado dos EUA, governo japonês e a agência de notícias japonesa Kyodo. A operação também foi registrada pelos radares do sistema de defesa da Rússia, instalados no Extremo Oriente.



Embora a Coreia do Norte não tenha divulgado dados do lançamento, o míssil subiu por volta de 11h30 local (23h30 deste sábado, 4, no Brasil).



Minutos antes, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, convocou seu Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação e acompanhar o desfecho do lançamento. O porta-voz presidencial, Lee Dong-Kwan, afirmou que o país responderá "firmemente diante da provocação".



O governo japonês, que prometia abater qualquer míssil que atravessasse o país, disse que não tentou interceptar o foguete norte-coreano, mesmo depois de o equipamento sobrevoar seu território em direção ao Oceano Pacífico.



O porta-voz do governo japonês, Takeo Kawamura, divulgou nota afirmando que o sobrevoo "foi sumamente lamentável".



Os EUA também lamentaram a operação norte-coreana. O porta-voz do Departamento de Estado, Fred Lash, disse que a ação "é uma provocação".

Tanques de combustível

Segundo as agências internacionais de notícias, uma parte do míssil, supostamente um primeiro tanque de combustível, foi desconectada e caiu no Mar do Japão, a mais de 160 km da costa japonesa. O segundo estágio do voo previa que outro tanque ainda iria se despreender do equipamento, e cair no Pacífico, a cerca de 1.200 km do Japão.

Mau tempo pode ter adiado lançamento de foguete da Coreia da Norte Coreia do Norte prepara lançamento de míssil Obama adverte a Coreia do Norte que lançamento de míssil seria uma provocação Obama diz que analisará medidas com aliados se Coreia do Norte lançar míssil Coreia do Norte pode lançar um segundo míssil

Coreia do Norte lança míssil
País diz que míssil estaria carregando um satélite.
Japão não tentou interceptar foguete norte-coreano.

* Com informações das agências de notícias France Presse e Reuters

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir