Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2009

Vendas de Natal crescem 11,26%, revela Alshop
S�o Paulo - As vendas do Natal de 2009 cresceram 11,26% sobre o registrado no mesmo per�odo do ano passado, de acordo com levantamento da Associa��o Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgado hoje. A estimativa da entidade � que o faturamento
Vendas de Natal crescem 11,26%, revela Alshop
Foto: http://4.bp.blogspot.com/_U7MQnW6CIBI/SOC-hUAIjOI/AAAA


As melhores condi��es de juros, a valoriza��o do real e o aumento do poder de compra da popula��o de baixa renda foram os principais fatores que motivaram esse resultado, de acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. "O �ndice de confian�a do consumidor, que no ano passado era de 34%, subiu para 77% neste ano", afirma.

O desempenho foi t�o bom que algumas lojas chegaram a ficar desabastecidas. Segundo Sahyoun, isso ocorreu com produtos da linha branca e algumas linhas de vestu�rio, na segunda quinzena de dezembro. "Algumas empresas n�o acreditaram num Natal t�o bom, a pr�pria ind�stria deu f�rias coletivas nessa �poca e houve tamb�m alguns problemas de log�stica."

Eletroeletr�nicos e eletrodom�sticos foram os produtos que apresentaram o maior crescimento de vendas no Natal de 2009, com alta de 20% ante ao mesmo per�odo do ano passado. No ano, as vendas da categoria cresceram 30%, gra�as �s desonera��es dadas pelo governo, como a redu��o do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O gasto m�dio com eletroeletr�nicos foi de R$ 1,5 mil por compra em 2009. Em 2008, havia sido de R$ 1,2 mil.

A confian�a do investidor estrangeiro tamb�m voltou em 2009, de acordo com a Alshop. "Ap�s o segundo semestre, o investidor estrangeiro voltou a apostar no Brasil", diz Sahyoun. Prova disso s�o os cerca de 100 novos projetos de shoppings previstos para inaugura��o nos pr�ximos tr�s anos, que representam um investimento aproximado de R$ 9,3 bilh�es.

Apenas para o pr�ximo ano, devem ser lan�ados 40 novos shoppings no Pa�s, o que corresponde � gera��o de 180 mil novos empregos. O volume de lan�amentos quase dobra os 22 novos shoppings inaugurados em 2009, com a cria��o de 96,1 mil empregos. Com os novos investimentos, o presidente da Alshop tamb�m projeta maior crescimento do setor no ano que vem. "O faturamento dos shoppings deve aumentar entre 15% e 20% no pr�ximo ano



S�o Paulo - As vendas do Natal de 2009 cresceram 11,26% sobre o registrado no mesmo per�odo do ano passado, de acordo com levantamento da Associa��o Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgado hoje. A estimativa da entidade � que o faturamento dos 711 shoppings no Brasil tenha sido de R$ 20 bilh�es em dezembro de 2009. No ano, o faturamento dos shoppings foi de R$ 78,81 bilh�es, 10% a mais do que o registrado em 2008.
Vendas de Natal crescem 11,26%, revela Alshop

Fonte: Abril
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir