Brasileiros beberam mais café no ano passado, ocupando o 2º lugar no ranking
Foto: brokenfuse.com O Brasil está no caminho para se tornar o maior consumidor de café do mundo em alguns anos, devido à combinação de um aumento da produção, campanhas de marketing e melhora da renda, disse o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nesta terça-feira (24).
- O Brasil é o segundo maior consumidor de café, e em alguns anos deve ser o número um.
Filho disse ainda, em coletiva de imprensa, durante visita à Organização Internacional do Café, que a produção deve evoluir de maneira sustentável:
- Espero que a produção de café cresça de maneira sustentável e crie empregos, respeitando a regulamentação social e de meio ambiente. As estratégias de marketing do café por atores do setor privado estão em andamento, e os aumentos de renda vão tornar o café cada vez mais disponível para os consumidores no Brasil.
Os brasileiros beberam mais café no ano passado, ocupando o segundo lugar no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos.
O país da América do Sul consumiu 19,7 milhões de sacas de 60 kg de café em 2010/11, alta de 3,1%, disse nesta terça-feira a Abic, associação que reúne a indústria.
O consumo durante novembro-outubro ficou abaixo do crescimento de 5% projetado pela Abic mais cedo no ano, enquanto a oferta global para o arábica estava baixas e os preços em alta.
O consumo em 2012 deve subir 3,5%, para 20,4 milhões de sacas, levemente acima das projeções de economistas para o crescimento da maior economia da América Latina.
O consumo per capita do café torrado no Brasil atingiu um recorde de 4,88 kg, ante 4,81 kg no ano anterior, disse a Abic. Mas o volume está abaixo dos cerca de 13kg consumidos pelos países nórdicos.
O Brasil não possui planos imediatos para estocar café para sustentar os preços, disse João Carlos Bona Garcia, diretor financeiro da agência de abastecimento Conab.
- Não há planos imediatos, mas se necessário pode ser feito.
Ribeiro Filho pediu que Roberio Oliveira Silva, novo diretor-executivo da OIC, com base em Londres, dedique sua energia para promover o consumo de café pelo mundo.
- Eu quero que o café seja conhecido como nosso jogador Pelé.
Fonte: noticias.r7.com
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