Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2012

Bombeiros resgatam corpos em local de desabamento no Rio
Tr�s v�timas de desabamento seguem internadas em hospital do Rio. Pr�dios ca�ram na quarta-feira (25), perto do Theatro Municipal.
Bombeiros resgatam corpos em local de desabamento no Rio
Foto: g1.globo.com

Bombeiros localizaram, at� por volta das 10h desta quinta-feira (26), tr�s corpos de v�timas do desabamento de tr�s pr�dios, no Centro do Rio de Janeiro.

O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um pr�dio de 20 andares, outro de 10 e um im�vel de quatro pavimentos ficaram em ru�nas. O tr�nsito nas ruas situadas nas imedia��es do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta.

Segundo a corpora��o, entre as v�timas cujos corpos j� foram resgatados h� um homem e uma mulher, ainda n�o identificados. Os corpos foram encaminhados para o Instituto M�dico Legal (IML). Seis pessoas ficaram feridas no desabamento. Nesta manh�, tr�s continuavam internadas, sem previs�o de alta, no Hospital Souza Aguiar.

No come�o da manh�, ainda antes da localiza��o do primeiro corpo, o prefeito Eduardo Paes disse que as equipes buscavam 19 pessoas desaparecidas. Segundo o prefeito, o n�mero de desaparecidos, no entanto, poderia ser alterado, j� que ainda n�o havia uma lista oficial.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 60 homens dos quart�is da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, S�o Crist�v�o e Central trabalham nas buscas por desaparecidos no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro c�es farejadores, retroescavadeiras e p�s mec�nicas.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da regi�o permanecer�o fechadas nesta quinta-feira (26). J� as esta��es do metr� no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a popula��o evite o local para facilitar a atua��o das equipes.

Um pr�dio na Rua Senador Dantas, que fica pr�ximo ao local do desabamento, foi esvaziado nesta manh� a pedido da Defesa Civil. O pr�dio, de nove andares, teria sofrido abalo na estrutura.

Feridos

Tr�s v�timas do desabamento seguem internadas na manh� desta quinta-feira (26), no Hospital Souza Aguiar, segundo a Secretaria Municipal de Sa�de. Segundo o �rg�o, o quadro mais grave � o de uma mulher, que teve les�o no couro cabeludo e passou por uma cirurgia.

Uma outra v�tima tamb�m foi levada para o hospital, mas j� foi liberada. O homem, identificado apenas como Francisco, n�o estava dentro de um dos pr�dios, mas ajudava os bombeiros no resgate e sofreu um corte. Um oper�rio, que estava dentro de um elevador, est� entre as v�timas retiradas com vida dos escombros. Ele deixou o hospital nesta manh�.

No in�cio da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos pr�dios. O contador Roberto Flavino buscou informa��es da mulher, que havia ficado no escrit�rio de contabilidade da fam�lia at� mais tarde. O �ltimo contato do casal foi por telefone, pouco tempo antes de o pr�dio desabar. "Depois desse hor�rio n�o conseguimos mais falar com ela. A minha esperan�a � que ela esteja presa em algum lugar", disse o contador.

Um posto de informa��es para familiares de eventuais v�timas foi instalado na C�mara dos Vereadores, na Cinel�ndia.

Depois do desabamento, a Light chegou a desligar a luz nos arredores para evitar inc�ndios. Vinte viaturas da pol�cia foram acionadas para isolar a �rea. Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edif�cio da Avenida Treze de Maio n�o causou preju�zos ao pr�dio, nem danos estruturais. A �nica parte atingida por escombros foi a bilheteria, no pr�dio anexo. Nenhum funcion�rio foi atingido.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir