Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2012

Na internet, Obama oferece ajuda pessoal a engenheiro desempregado
Presidente dos EUA pediu o curr�culo do engenheiro. Obama participou de bate-papo por 50 minutos com internautas.
Na internet, Obama oferece ajuda pessoal a engenheiro desempregado
Foto: g1.globo.com

Em um bate-papo virtual com eleitores realizado nesta segunda-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou suas novas propostas econ�micas e prometeu analisar pessoalmente o curr�culo de um engenheiro desempregado.

Ao longo de 50 minutos, Obama se submeteu a v�rias perguntas dos cidad�os - cinco deles conectados ao vivo - na rede social Google+, passando de temas como economia e o aux�lio financeiro ao Paquist�o a quest�es mais pessoais como seu anivers�rio de casamento e sua t�cnica para dan�ar.

Respondendo a quest�es sobre a crise, o l�der americano avaliou que a economia est� retomando sua for�a, mas "� preciso fazer mais para impulsion�-la".

Desempregado

Em dos momentos mais ins�litos do bate-papo, a participante Jennifer Weddel lamentou que seu marido, um engenheiro especialista em semicondutores, esteja desempregado h� tr�s anos enquanto estrangeiros recebem vistos para trabalhar neste setor.

Obama, que indicou que h� uma enorme demanda de especialistas no setor, surpreendeu ao pedir a Jennifer que envie o curr�culo de seu marido. "Falo s�rio. Se me enviar o curr�culo, tentaria descobrir exatamente o que est� acontecendo", afirmou.

Paquist�o

O formato ao vivo tamb�m possibilitou perguntas mais duras, como as de um sem-teto que p�s em d�vida a necessidade de ajudar financeiramente pa�ses como o Paquist�o, cujos la�os com os EUA esfriaram nos �ltimos tempos.

Obama indicou que as rela��es com o Paquist�o ficaram mais tensas devido aos extremistas em seu territ�rio, mas assegurou que prosseguir� em suas tentativas de se aproximar destes pa�ses.

O presidente ressaltou que a ajuda externa, que representa apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, � necess�ria n�o s� desde o ponto de vista moral, mas tamb�m de seguran�a nacional, para evitar que o radicalismo se estenda.

Redes sociais

Ao longo de seu mandato, o presidente americano usou as redes sociais e as novas tecnologias para tentar chegar a um maior n�mero de cidad�os de maneira mais direta e informal.

Depois de ser questionado sobre seus planos para comemorar os 20 anos do casamento com Michelle e acerca de sua t�cnica para dan�ar, o fim do bate-papo transcorreu quase como uma conversa entre amigos.

Uma das eleitoras apresentou-lhe seus filhos, enquanto outro o convidou para uma partida de t�nis. Por fim, Obama voltou a pedir o curr�culo do engenheiro desempregado para analis�-lo pessoalmente.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir