Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2012

Com licitação parada, frota de ônibus continua sucateada em Piracicaba
Grávida de 9 meses ficou no sol após veículo quebrar em rua do Centro. Babá diz que quatro ônibus já quebraram no trajeto para o bairro São Jorge.
Com licitação parada, frota de ônibus  continua sucateada em Piracicaba
Foto: g1.globo.com

A frota de ônibus em Piracicaba, no interior de São Paulo, continua com problemas de lotação nos horários de pico e de manutenção dos veículos. Na tarde de quinta-feira (1), um ônibus quebrou na Rua Joaquim André, no Centro, e deixou várias pessoas esperando por outro veículo, entre elas uma mulher grávida de 9 meses.

O setor de transporte público passa por uma "crise", já que a licitação para escolher a empresa que será responsável pela frota de ônibus urbano do município está suspensa há mais de um ano por causa de uma briga judicial. Enquanto o imbróglio na Justiça não é resolvido, sobram críticas por parte dos usuários dos ônibus de Piracicaba.

"Esses ônibus quebram sempre. Só no trajeto para o meu bairro eu já estive em quatro carros que quebraram. Os ônibus quebram no meio do caminho e a gente tem que ficar esperando algum outro passar para buscar. Hoje já passaram quatro ônibus e nenhum parou para pegar a gente", contou a babá Maria Rita de Oliveira, moradora do bairro São Jorge.

Embaixo do sol escaldante e ao lado de Maria, estava Taiane de Jesus Silva, grávida de 9 meses. Ambas estavam na linha Monte Cristo. "Isso cansa. É muito ruim ter que passar por essa situação", disse Taiane. O motorista do carro quebrado, que não quis se identificar, disse apenas que houve um barulho e o câmbio do ônibus saiu. "Foi ele que quebrou", contou.

Lotação

O lavador de carros Alcir Ferreira, que aguardava um ônibus em um ponto na manhã desta sexta-feira (2), no Centro, reclama das condições e da demora de algumas linhas. "Tem ônibus ruim mesmo, mas acho que não são todos ou a maioria. Mas que tem, é verdade. Alguns atrasam bastante também e ficam lotados. Mas isso depende muito do horário também", disse o lavador.

Resposta

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de sua assessoria de imprensa, informou apenas que o processo licitatório para a escolha da nova empresa continua na Justiça. Enquanto isso, o contrato com a Associação das Empresas de Transporte Urbano de Piracicaba (AETUP) continua até que a nova empresa seja escolhida.

Quanto à manutenção dos ônibus, a Prefeitura dará uma resposta no meio da tarde desta sexta.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir