Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-06-2012

Jordânia concede asilo político a piloto sírio que desertou
A Jordânia aceitou hoje o pedido de asilo político pedido pelo piloto de caça-bombardeiro da Força Aérea síria que esta manhã aterrou numa base militar no norte da Jordânia, anunciou o porta-voz do Governo jordano.
Jordânia concede asilo político a piloto sírio que desertou
Foto: sicnoticias.sapo.pt

"O Conselho de Ministros decidiu conceder asilo político ao piloto, o coronel Hassan Meri al-Hamadé", declarou Samih Maayatah, citado pela AFP.

A deserção, já confirmada pelo Conselho Nacional Sírio (oposição), é a primeira de um piloto de caças sírio desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011.

Num comunicado, as forças armadas jordanas indicaram que o avião, um caça-bombardeiro de fabrico russo MiG-21, aterrou às 07:45 TMG (08:45 em Lisboa) "sem risco numa base da Força Aérea jordana e o jovem piloto pediu asilo político".

"O avião descolou a toda a velocidade e a baixa altitude de um aeroporto militar entre Deraa e Sueida, no sul do país", indicou um porta-voz do principal grupo da oposição síria, Georges Sabra.

"Fez tudo para evitar ser detetado pelos radares", acrescentou, precisando que o piloto é natural de Deir Ezzor (leste) e de uma família envolvida na luta contra o regime.

A televisão síria noticiou hoje de manhã que as autoridades aéreas "perderam o contacto com um MiG 21 que fazia uma missão de treino".

"O avião, pilotado pelo coronel Hassan Merhi al-Hamade estava perto da fronteira sul da Síria quando se perdeu contacto às 10:34 (08:34 em Lisboa)", indicou a televisão.

Desde o início da revolta na Síria, dezenas de milhares de soldados sírios desertaram, muitos dos quais integram as fileiras do Exército Livre da Síria, para combater as tropas governamentais.

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir