Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2012

Papa lamenta em telegrama morte de dom Eugenio Sales
Mais antigo cardeal da Igreja Cat�lica morreu por causas naturais. Em nota, governador S�rgio Cabral decretou tr�s dias de luto
Papa lamenta em telegrama morte de dom Eugenio Sales
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O papa Bento XVI enviou nesta ter�a-feira um telegrama ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, manifestando "p�sames" pela morte do cardeal dom Eugenio Sales, que comandou a arquidiocese da cidade por 30 anos at� 2001. O telegrama ressalta a "longa vida de dedica��o � igreja" de Sales.

O corpo do cardeal dom Eugenio Sales ser� velado a partir do meio-dia na Catedral Metropolitana de S�o Sebasti�o, no centro. Sales dever� ser sepultado na cripta (local da igreja onde s�o enterrados os sacerdotes) da catedral amanh� (11), quando seu irm�o, dom Heitor Sales, voltar de uma viagem � Europa. Sales morreu na noite de ontem (9), v�tima de um infarto.

Veja a �ntegra do telegrama do papa Bento XVI:

"Recebida a triste not�cia do falecimento do venerado cardeal Eugenio de Araujo Sales, depois de uma longa vida de dedica��o � igreja no Brasil, venho exprimir meus p�sames a si e aos bispos auxiliares, ao clero e comunidades religiosas, e aos fi�is da Arquidiocese de S�o Sebasti�o do Rio de Janeiro, que por tr�s d�cadas teve nele um intr�pido pastor, revelando-se aut�ntica testemunha do evangelho no meio do seu povo.

Dou Gra�as ao Senhor por ter dado � Igreja t�o generoso pastor que, nos seus quase 70 anos de sacerd�cio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do servi�o � comunidade, em permanente aten��o pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: Impendam et superimpendar (Gastarei e gastar-me-ei por inteiro por v�s).

Enquanto elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, envio a essa comunidade arquidiocesana, que lamenta perda dessa admirada figura, � Igreja no Brasil, que nele sempre teve um seguro ponto de refer�ncia e de fidelidade � F� Apost�lica, e a quantos tomam parte nos sufr�gios animados pela esperan�a da ressurrei��o, uma confortadora b�n��o apost�lica."



Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir