Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Escolas de samba de Paranaguá desfilam dois meses após carnaval
Prefeitura anunciou, em janeiro, que não haveria o repasse de dinheiro. Desfiles serão realizados neste sábado (6) e domingo (7).
Escolas de samba de Paranaguá desfilam dois meses após carnaval
Foto: g1.globo.com

As escolas de samba de Paranaguá, no litoral do Paraná, que não puderam realizar o tradicional desfile de carnaval em fevereiro deste ano, irão se apresentar neste sábado (6) e domingo (7), na Rua da Praia, na Praça 29 de Julho. Segundo a prefeitura, o desfile precisou ser adiado porque não havia dinheiro suficiente para repassar às agremiações em virtude da mudança na administração municipal. Um acordo entre a prefeitura e as escolas de samba definiu a nova data para não prejudicar o trabalho realizado pelos grupos carnavalescos.

De acordo com a nova administração da cidade, o repasse necessário de R$ 180 mil foi feito no fim de fevereiro. Este valor foi dividido entre as cinco escolas que participam do desfile. Neste ano, três grupos não se apresentam. De acordo com o presidente das Escolas de Samba de Paranaguá, Julio Cezar Mariano, a Império do Irajá perdeu parte dos materiais em um incêndio. Já a Mocidade Santa Rosa e a São Vicente desistiram de participar em janeiro, quando souberam da falta do recurso.

Mariano conta que os grupos já se preparavam há meses para o desfile, que seria nos dias 9 e 10 de fevereiro. "Inclusive as escolas tinham que seguir um cronograma dentro da associação para entregarem o samba-enredo até 30 de novembro. Algumas escolas já estavam tirando dinheiro do próprio bolso", diz.

É o caso da escola de samba Acadêmicos do Litoral Paranaense, que precisou contar com a colaboração de amigos para elaborar as alegorias e também tornar viável a gravação do samba-enredo em São Paulo. O vice-presidente Adriano Roberto Lourenço conta que a escola começou a trabalhar para o desfile em março de 2012.

"Foi uma decepção saber que não teríamos o repasse. Já tínhamos 60% do trabalho pronto e seria um desperdício se não houvesse o desfile", afirma. Para Adriano, a prorrogação do desfile foi um alívio para os integrantes da escola, que temiam perder quase um ano de preparação e que não poderia ser aproveitado para 2014.

Escolas esperam público maior
Após receberem a notícia de que o carnaval não seria realizado na data programada, os integrantes das escolas também demostraram preocupação em relação ao público que prestigia o evento. "A gente que faz o carnaval, faz em qualquer data porque a gente gosta. Mas muitas pessoas se programam para vir para Paranaguá nestes dias e assistir ao desfile e de repente, não tem", comenta o presidente da associação das escolas, que afirma ainda que a expectativa é grande. "Acreditamos que o público vai nos prestigiar. O pessoal que gosta do carnaval e as cidades vizinhas do litoral devem vir".

Para os Acadêmicos do Litoral Paranaense, a sensação é a mesma. O vice-presidente da escola acredita que o público vai ser maior do que em fevereiro. Cerca de 35 mil pessoas lotaram os camarotes e arquibancadas para acompanhar a folia no último carnaval, em 2012.

Desfile das escolas
Para abrir o carnaval fora de época da cidade, na sexta-feira (5), o grupo de axé Tchakabum faz apresentação gratuita às 22h, na Praça 29 de Julho.

No mesmo local, as escolas de samba desfilam a partir das 19h de sábado. A apresentação começa pelo Bloco Amigos do Samba. Depois, por ordem, entram as escolas Acadêmicos do Litoral Paranaense, Leão da Estradinha, Ponta do Caju, Filhos da Gaviões e encerra com a União da Ilha.

A apuração das notas dos jurados será realizada na manhã de domingo. Neste mesmo dia, às 20h, começa o desfile das três escolas campeãs do carnaval de Paranaguá. Na sequência, tem show da dupla Douglas e Murilo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir