Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Nova lei permite insulfilm mais escuro nos carros
N�vel de visibilidade permitido para o vidro traseiro passar� de 50% para 28%.
Nova lei permite insulfilm mais escuro nos carros
Foto: www.motonline.com.br

O Conselho Nacional de Tr�nsito (Contran) divulgou, nesta quarta-feira (21), as novas regras para o uso de insulfilm nos carros em territ�rio nacional. A principal mudan�a � no percentual de visibilidade nos vidros traseiros. A partir de agora, o n�vel permitido passar� de 50% para 28%, ou seja, poder� ser mais escuro.

Segundo o Departamento Nacional de Tr�nsito (Denatran), estudos feitos pelo �rg�o comprovaram que o "escurecimento" n�o atrapalha, j� que o motorista pode usar o aux�lio dos retrovisores. Outra novidade � a proibi��o das pel�culas reflexivas.

Segundo o Denatran, "escurecimento" n�o atrapalha e o motorista pode usar os retrovisores

Multa pesada
A fiscaliza��o obrigat�ria para quem instalar o insulfilm, antes feita com base na marca oferecida pelo instalador da pel�cula, ser� agora realizada por um equipamento chamado medidor de transmit�ncia luminosa, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza��o e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Denatran.

Quem desrespeitar a lei receber� multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas graves pelo C�digo de Tr�nsito Brasileiro). Receber� ainda cinco pontos na Carteira Nacional de Habilita��o (CNH) e ainda ter� a reten��o do ve�culo, que s� ser� liberado depois que o insulfilm for trocado.

Outras mudan�as

Segundo a nova lei, os ve�culos dever�o sair de f�brica com o p�ra-brisa feito com vidro laminado, que em caso de quebra, os cacos ficam presos a uma pel�cula que protege o vidro, reduzindo o risco de ferimento �s pessoas. Nas demais partes, os carros devem ter vidros de seguran�a temperados. As montadoras n�o podem vender carros com o insulfilm instalado. Fica a crit�rio do cliente a instala��o.

No caso dos vidros incolores dos p�ra-brisas, a transmiss�o luminosa n�o poder� ser inferior a 75%. Fica proibida tamb�m a aplica��o de pel�culas refletivas nas �reas envidra�adas.

Nova lei permite insulfilm mais escuro nos carros. N�vel de visibilidade permitido para o vidro traseiro passar� de 50% para 28%. Regra come�a a valer nesta quarta-feira (21) em todo Brasil.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir