Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Israel ameniza bloqueio a Gaza
Israel retomou nesta ter�a-feira o suprimento de combust�vel para a principal usina de energia da Faixa de Gaza
Israel ameniza bloqueio a Gaza
Foto: Mohammed Abed/AFP

GAZA (Reuters) - Israel retomou nesta ter�a-feira o suprimento de combust�vel para a principal usina de energia da Faixa de Gaza.

O suprimento inclui ao menos tr�s dias de combust�vel para a usina, que foi fechada no domingo, depois que Israel bloqueou as passagens de fronteira em resposta ao lan�amento de foguetes contra o seu territ�rio. O combust�vel que chegou a Gaza � financiado pela Uni�o Europ�ia (UE).

"Podemos reiniciar a produ��o 12 horas ap�s a chegada do combust�vel", disse � Reuters Derar Abu Sissi, diretor-geral da usina.

O Estado judaico tamb�m anunciou que permitir� a entrada de 500 mil litros de diesel para geradores, g�s de cozinha e 50 caminh�es de alimentos e rem�dios. A restri��o de gasolina para carros permanece.

"Nossa abordagem agora � avaliar o que est� faltando e permitir importa��o a partir da�", disse o porta-voz do Minist�rio da Defesa israelense, Shlomo Dror.

A UE e ag�ncia internacionais denunciaram o fechamento realizado por Israel como "puni��o coletiva" ilegal contra os 1,5 milh�o de moradores de Gaza.

Israel negou que haja uma crise humanit�ria no territ�rio e afirmou que as medidas justificam-se em rea��o ao lan�amento de foguetes e ataques de morteiro -- alguns dos quais realizados pelo grupo Hamas.

Israel ameniza bloqueio a Gaza e permite entrada de combust�vel.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir