Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Novas erupções no vulcão Tungurahua provocam mais evacuações
Vulcão Tungurahua, que fica perto do vilarejo de Cotalo, no Equador, entra em atividade e faz com que 1500 moradores sejam retirados
Novas erupções no vulcão Tungurahua provocam mais evacuações
Foto: AP

QUITO, 7 Fev 2008 (AFP) - O vulcão Tungurahua, um dos mais ativos da região andina, voltou a rugir nesta quinta-feira após um breve período de calma, provocando a evacuação de várias aldeias do centro andino do Equador, informaram as autoridades.

O Tungurahua, de 5.029 de altura e localizado 135 km ao sul de Quito, registrou na tarde desta quinta-feira um aumento de sua atividade sísmica, alertou o Instituto geográfico equatoriano.

Cinzas projetadas pelo vulcão caíram nas aldeias de Puela e Choglontus, onde os moradores foram obrigados por militares a deixarem suas casa.

De acordo com o instituto, imagens tiradas por satélite mostram a presença de magma no cratera, e a atividade sísmica do vulcão se intensificou. A conjunção dos dois fatores pode provocar uma erupção semelhante à de quarta-feira, quando 1.500 pessoas tiveram de ser evacuadas pelas autoridades.

"As últimas erupções registradas são menos intensas que as de quarta-feira, mas isso não significa que não pode haver erupções mais fortes nas próximas horas", avisou Gustavo Larrea, ministro de coordenação da Segurança Interna e Externa.

"O alerta vermelho está mantido nas zonas de risco", destacou.

A palavra "tungurahua" significa "garganta de fogo" no dialeto quechua.

Novas erupções no vulcão Tungurahua provocam mais evacuações no Equador.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir