Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Secretário quer abrir 20 mil postos de trabalho com o PAC
Posto da Rocinha vai funcionar até fim de fevereiro no mesmo lugar
Secretário quer abrir 20 mil postos de trabalho com o PAC
Foto: Liana Leite/Globo.com

Pelo primeiro dia de cadastramento para as vagas para a construção civil para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas favelas da Rocinha, na Zona Sul, e do Alemão, no subúrbio, a expectativa do secretário estadual do Trabalho, Alcebíades Sabino, é de que sejam criados de 15 mil a 20 mil postos de trabalho em todas as obras, incluindo também a de Manguinhos.

Através de postos móveis instalados nessas comunidades, estão sendo cadastrados os candidatos que irão preencher as 1,3 mil vagas da Rocinha e a 1,8 mil do Alemão. Na próxima segunda-feira (18), serão abertas inscrições para outras 1,5 mil vagas para as obras em Manguinhos, no subúrbio.

"Além dos candidatos que serão aproveitados nas obras do PAC, as pessoas estão sendo cadastradas no Sistema Nacional de Empregos, para outros trabalhos no estado. Por isso, estamos aceitando o cadastro de todo tipo de ofício. A prioridade para as obras do PAC é para os moradores dessas comunidades. Estamos destinando 20% das vagas para mulheres", disse o secretário, lembrando que os trabalhadores selecionados terão a carteira assinada pela empresa que estiver trabalhando nas obras.

Os selecionados deverão começar a ser convocados na segunda semana de março, quando serão iniciadas as obras. Na Rocinha, muita gente que estava na fila desconhecia o objetivo do cadastramento. O balconista desempregado Isaías Diniz da Silva, de 49 anos, estava indo para a praia quando viu a fila diante de posto móvel. Quando soube que era cadastramento para emprego voltou em casa para pegar os documentos.

"Peguei a senha 247. Vou me cadastrar para servente ou auxiliar de serviços gerais. Em obra é só o que sei fazer. Já trabalhei em loja de autopeças e shopping, mas pego qualquer emprego", disse Silva.

Desempregada, Daiana Bernardino, de 24 anos, também correu para a fila do cadastramento. Ela ia se inscrever para cozinheira ou auxiliar de faxina.

"É para trabalhar em obra? Ih, não sei o que posso fazer. Ah, mas eles devem precisar de alguém para fazer faxina, né?", indagou Daiana, que busca um emprego com carteira assinada.

Marina Alves Pires, 42 anos, é formada em hotelaria, fez curso de inglês e está desempregada há um ano. Ela já tinha se informado sobre o programa e acordou bem cedo para "aproveitar a vaga que pintar".

No Alemão, fila começou na noite de quarta-feira
No Alemão, a fila que começou às 21h de quarta-feira (14), no início da manhã, tinha mais de um quilômetro de extensão. Para evitar tumulto e brigas, a Associação de Moradores da Grota improvisou um posto de atendimento para as mulheres que estavam na fila. Mesmo assim, até o início da tarde, mas de 800 pessoas permaneciam na fila diante do posto móvel na Rua Joaquim de Queiroz.

Aos 65 anos e já cansado de trabalhar, o aposentado Sebastião José de Oliveira resolveu enfrentar a fila para cadastramento por necessidade. O idoso pretende complementar a renda familiar de apenas R$ 380 mensais. Assim como ele, outros desempregados da comunidade enfrentaram o calor de 37ºC a procura de uma chance para voltar ao mercado de trabalho.

"Muita gente dormiu aqui para garantir a vaga", contou o trabalhador informal Jerry Adriane da Silva, 28 anos. Ainda de acordo com ele, a grande desorganização no local prejudicou o atendimento e prolongou o tempo de espera dos interessados.

O medo de mesmo enfrentando a confusão, não conseguir a vaga levou Júlio Cezar da Costa, 40 anos, a chegar ao posto no Alemão às 5h40. Como a maioria dos candidatos, Júlio também aceita qualquer tipo de trabalho.

Localização dos postos móveis
De acordo com o secretário, na Rocinha, o posto de cadastramento vai permanecer na Rua Bertha Lutz até o fim do mês. Já no Alemão, há uma programação para a instalação do posto móvel para que todos os moradores de todas as comunidades tenham chance de se cadastrar.

Até quarta-feira (20), o posto móvel estará na Rua Joaquim de Queiroz, para atender as comunidades do Morro do Alemão, Alvorada, Mineiros e Pedra do Sapo. Quinta (21) e sexta (22), o posto vai para Nova Brasília e atende também moradores do Reservatório de Ramos e Guadalajara. Na segunda (25) e terça (26), o posto vai atender Fazendinha, Casinhas, Fazenda das Palmeiras e Loteamento Castrol. De quarta (27) a sexta (29), o posto se desloca para Morro da Baiana, parte da Viúva e Morro do Adeus.

Para se cadastrar os candidatos precisam levar carteira de identidade, CPF, carteira profissional" se não tiver, pode ser tirada na hora" e um comprovante de residência. Os postos móveis vão funcionar de segunda a sexta, das 9h30 às 17h.

Secretário quer abrir 20 mil postos de trabalho com o PAC. Posto da Rocinha vai funcionar até fim de fevereiro no mesmo lugar. No Alemão, posto volante vai circular para atender todas as áreas da comunidade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir