Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Reforma em acesso a Congonhas prejudica motoristas
Motoristas e passageiros reclamam que novo percurso � longo e demora mais. Infraero diz que obra de sistema vi�rio ficar� pronta em 40 dias
Reforma em acesso a Congonhas prejudica motoristas
Foto: Lu�sa Brito/G1

O novo t�nel que liga a Avenida Washington Lu�s ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de S�o Paulo, facilitou o acesso ao local para os motoristas que saem do Centro. Mas quem sai da Zona Sul anda insatisfeito por utilizar a nova passagem. Isso porque a rua que facilitava o acesso ao embarque e desembarque do aeroporto foi interditada para obras e um trajeto que levava menos de cinco minutos para ser cumprido tem durado at� 20 minutos, passando pelo t�nel.

Por causa da obra, a pessoa que trafega no sentido Centro deixa de virar � direita na via e chegar em menos de cinco minutos � porta do sagu�o. Agora, � preciso passar ao lado do aeroporto, fazer um retorno sob o viaduto da Avenida dos Bandeirantes, pegar a Washington Lu�s sentido Zona Sul, e s� a� conseguir entrar no t�nel e ter acesso ao embarque e desembarque. "Eles trocaram seis por meia d�zia. A mudan�a melhorou para quem vem do Centro e piorou para quem vem da Zona Sul" afirmou o taxista Jefferson Duarte, de 27 anos, cujo ponto � no aeroporto.

Segundo os motoristas que circulam pela �rea, em hor�rios de maior movimento, das 6h �s 9h, e das 16h �s 21h, o tr�nsito na regi�o fica ruim. "Fica engarrafado desde a frente do aeroporto at� o outro lado da Washington Lu�s", comenta outro taxista da �rea, Jos� Itamar Alves. A Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET), no entanto, disse n�o ter dados sobre lentid�o no trajeto nesses hor�rios.

Devido ao tr�nsito que � preciso enfrentar para chegar ao local, os motoristas se atrasam e os passageiros acabam esperando mais. "Antes eu chegava aqui no ponto e logo sa�a, agora est� mais demorado, j� estou aqui h� dez minutos", contou na manh� de quarta-feira (20) o banc�rio Igor Queiroz, de 29 anos, que mora em Belo Horizonte e vem a S�o Paulo semanalmente para reuni�es de neg�cios.

Outra que sentiu a mudan�a foi a executiva de neg�cios Tatiana Vartuli, de 33 anos. Ela viaja de Bras�lia a S�o Paulo quinzenalmente e estava nesta manh� no aeroporto � espera de um t�xi. "Geralmente eu passava, um, dois minutos aqui e logo chegava o t�xi, depois come�ou a demorar mais", disse.

Com a demora, a fila de passageiros esperando t�xi no desembarque aumenta e, em alguns momentos, nenhum ve�culo aparece. No ponto dos t�xis comuns, os controladores de demanda de ve�culos tamb�m reclamam da mudan�a. "Os carros est�o se atrasando e o passageiro tem de esperar e fica reclamando", comenta um dos auxiliares operacionais do ponto de Congonhas, Carlos Eduardo de Oliveira, de 31 anos.

A assessoria de imprensa da Infraero informou que a via que dava acesso mais simples ao aeroporto para quem circula sentido Zona Sul" Centro foi interditada para obras de readequa��o vi�ria. O projeto inclui a constru��o de um retorno para quem o motorista que segue em dire��o a Zona Sul. A reabertura da rua deve ocorrer em um prazo de 40 dias.

Reforma em acesso a Congonhas prejudica motoristas da Zona Sul. Motoristas e passageiros reclamam que novo percurso � longo e demora mais. Infraero diz que obra de sistema vi�rio ficar� pronta em 40 dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir