Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-03-2008

Marido de Ingrid Betancourt pede ajuda a Lula
Para Juan Lecompte, "momento � perfeito" para interven��o do presidente brasileiro.
Marido de Ingrid Betancourt pede ajuda a Lula
Foto: AFP/AFP

O publicit�rio Juan Carlos Lecompte pediu nesta segunda-feira (31) uma participa��o mais efetiva do presidente brasileiro, Luiz In�cio Lula da Silva, nas negocia��es para a liberta��o de sua mulher, a ex-candidata � presid�ncia da Col�mbia Ingrid Betancourt. Ela � mantida como ref�m pelas For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc) h� seis anos.

Lecompte, de 49 anos, passou o dia em S�o Paulo, onde gravou entrevista para o "Programa do J�", que ser� exibida na noite desta segunda-feira (31).

Para Lecompte este � o "momento perfeito" para uma interven��o do presidente brasileiro. "� muito importante o que Lula pode dizer ao presidente da Col�mbia, �lvaro Uribe. O Brasil � uma pot�ncia latino-americana. Penso que ele (Lula) pode efetivamente fazer mais. Esta � uma situa��o de emerg�ncia", disse ele.

Em entrevista ao "Jornal Nacional", Lecompte disse que Ingrid estaria sofrendo de hepatite tipo B, leishmaniose e mal�ria. Al�m disso, ele declarou ter informa��es de Ingrid teria sofrido "v�rios abusos sexuais" por parte de guerrilheiros das Farc. "Espero que elas (as Farc) n�o a matem. Seria uma brutalidade, afirmou.

De acordo com o marido de Ingrid � o casal est� junto h� 13 anos � sua liberta��o deveria ocorrer o quanto antes, devido ao seu estado de sa�de delicado. "Este � um momento cr�tica para a interven��o de Lula", pediu. Lecompte disse que tentou falar com o presidente, mas nunca teve oportunidade de chegar at� Lula.

Ang�stia
Apesar de viver seis anos de ang�stia, Lecompte se mostrou otimista. "Estamos mais pr�ximos de uma liberta��o do que longe. Agora, eu tenho mais esperan�a porque libertaram seis ref�ns (no in�cio do ano)", disse.

O ar de preocupa��o ficou evidente quando ele lembrou que a crise entre Equador e Col�mbia, provocada pela morte de Ra�l Reyes � tido como o segundo na hierarquia das Farc � em territ�rio equatoriano, pode atrasar a liberta��o da franco-colombiana. "A coisa ia avan�ar ou ent�o a Ingrid j� poderia estar livre", contou o publicit�rio.

Lecompte criticou a posi��o de Uribe, afirmando que falta a ele vontade pol�tica para atuar a favor dos ref�ns. "O Uribe n�o tem vontade pol�tica para resolver o problema. Ele n�o tem interesse em libertar a Ingrid. Ela � a �nica que pode barr�-lo (nas urnas)".

Para comprovar o que estava dizendo, o publicit�rio mostrou uma reportagem do jornal colombiano "El Tiempo", de 13 de mar�o, noticiando que a ex-candidata � a segunda na lista entre as autoridades com mais popularidade no pa�s. O primeiro � o pr�prio Uribe, cujo governo tem 84% de aprova��o nacional, segundo a pesquisa do Instituto Gallup publicada no peri�dico.

Ch�vez
Ao contr�rio, o colombiano nascido em Cartagena, elogiou o empenho do presidente da Venezuela, Hugo Ch�vez, em resolver a quest�o. "Gra�as a ele, os seis ref�ns foram libertados", disse Lecompte.

De acordo com ele, as Farc manteriam sob seu poder pelo menos tr�s mil pessoas. Algumas, h� dez anos. "� muito cruel, � horr�vel". O marido de Ingrid contou que n�o em pesadelos sobre o seq�estro. "Tenho sonhos positivos em que vou me encontrar com ela e ficamos juntos". Ingrid tem dois filhos de um casamento anterior.

O publicit�rio afirmou que n�o vai desistir. "� muito dif�cil, mas eu n�o vou parar de lutar at� que a Ingrid recupere sua liberdade. Ela est� muito doente. Se isso n�o acontecer, morre". Lecompte veio a S�o Paulo a convite do Partido Verde (PV), o mesmo de Ingrid na ocasi�o do seq�estro. Ele se encontrou com o presidente nacional da legenda, Jos� Luiz de Fran�a Penna. O PV criou h� dois meses um comit� internacional para a liberta��o de Ingrid.

Seq�estro
A ex-candidata � presid�ncia da Col�mbia foi seq�estrada no dia 22 de fevereiro de 2002 por integrantes das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc) em uma estrada para San Vicente Cagu�n, a cerca de 700 km de Bogot�, capital da Col�mbia.

Nesta segunda-feira (31), em mais uma tentativa de chegar a uma solu��o para a liberta��o de Ingrid e dos outros ref�ns em poder das Farc, a Fran�a se declarou disposta a examinar qualquer f�rmula que possa facilitar esse processo.

Na semana passada, a not�cia de que o estado de sa�de de Ingrid seria muito grave e ela precisou ser atendida em um posto m�dico nos munic�pios de San Jos� e El Retorno refor�ou os movimentos para a liberta��o da franco-colombiana. A ref�m, que vive na selva desde o seq�estro, teria contra�do hepatite B e leishmaniose.

A Fran�a chegou a enviar � Guiana Francesa um avi�o Falcon 900, � espera de uma poss�vel liberta��o de Ingrid. No in�cio do ano, seis ref�ns das Farc foram libertados, entre eles, Clara Rojas, que era assessora da ex-candidata � presid�ncia e fora seq�estrada junto com ela, h� seis anos.

Marido de Ingrid Betancourt pede ajuda a Lula para liberta��o da ref�m
Para Juan Lecompte, "momento � perfeito" para interven��o do presidente brasileiro.
O publicit�rio disse ter informa��es de que ela estaria doente e sofrendo abusos sexuais.

Fonte: Carolina Iskandarian

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir