Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Russos fazem monumento à cadela Laika
Um monumento à cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir ao espaço, foi inaugurado hoje no centro de Moscou
Russos fazem monumento à cadela Laika
Foto: Montagem com fotos da AP

Moscou, 11 abr (EFE).- Um monumento em honra à cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir ao espaço, foi inaugurado hoje no centro de Moscou, anunciaram as autoridades da capital russa.

A figura de bronze, de dois metros de altura, representa um dos segmentos de um foguete espacial, que se transforma em uma mão humana, sobre a qual está o corpo de Laika.

"O vôo de Laika permitiu mostrar a possibilidade de que um animal altamente organizado pode sobreviver em condições de falta de gravidade, e obter informação sobre o estado de seu organismo durante o vôo orbital", disse no ato o chefe da administração médico-militar do Ministério da Defesa russo, Igor Ushakov.

O monumento foi colocado em uma alameda perto do Instituto de Medicina Militar, onde ocorreram há mais de meio século os experimentos científicos com a participação da célebre cadela.

Laika, recolhida nas ruas de Moscou e treinada durante vários anos para viajar ao espaço, se tornou a precursora dos vôos tripulados por astronautas após viajar durante várias horas a bordo do Sputnik-2, em 3 de novembro de 1957.

"Ainda hoje não sei se eu sou o "primeiro homem" ou o "último cachorro" a voar ao espaço", disse Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta da história, pouco após dar a volta à Terra, em 12 de abril de 1961.

Russos fazem monumento à cadela Laika, primeiro ser vivo a ir ao espaço

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir