Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Chega a Barcelona primeiro navio com água para aliviar seca
Barco chega ao porto de Barcelona com carregamento de água potável. O governo da Catalunha começou a transferir água do rio Ebro
Chega a Barcelona primeiro navio com água para aliviar seca
Foto: AFP

Barcelona, 13 mai (Lusa) - O primeiro navio com água potável para abastecer a região metropolitana de Barcelona, afetada por grave seca, chegou no inicio da manhã desta terça-feira, dando início a um procedimento que será regular pelo menos até a metade do ano.

O "Sichem Defender" atracou na zona portuária pouco antes das 9h locais (4h em Brasília), transportando cerca de 19 mil metros cúbicos de água potável, o suficiente para o consumo diário de cerca de 170 mil pessoas.

A chegada do navio, oriundo de Tarragona, acontece após dias de chuvas intensas na região, que permitiram melhorar levemente o nível das reservas hidrológicas, que continuam, ainda assim, com 28% de sua capacidade.

Mais de uma centena de jornalistas de vários países aguardava no porto a chegada do navio gigantesco, que mede 145 metros de comprimento por 24 de largura.

A imagem será repetida praticamente todos os dias nas próximas semanas. As autoridades da Catalunha vão desembolsar cerca de 22 milhões de euros mensais (R$ 57 milhões) para transportar 2,5 hectômetros cúbicos de água, recorrendo a pelo menos 10 navios.

Esta é a medida mais midiática desenhada para combater a crise que, se não for aliviada, pode resultar em restrições ao consumo.

Madri aprovou um polêmico projeto de transferência de água para a região e também está sendo construída uma nova central dessalinizadora, que poderá produzir, quando pronta, cerca de 20% da água consumida nas imediações da capital catalã.

Até lá, Barcelona está recuperando estruturas quase tão antigas como a cidade, incluindo uma rede de canalização romana e vários poços.

Chega a Barcelona primeiro navio com água para aliviar seca

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir