Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2008

Lula vê América do Sul como solução para crise de alimentos
Ele afirmou que região ganha destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola. Presidente destacou ainda a democracia nos países sul-americanos.
Lula vê América do Sul como solução para crise de alimentos
Foto: Roberto Jayme/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a abertura da reunião de oficialização da União Sul-americana de Nações (Unasul), nesta sexta-feira (23), em Brasília, para criticar o protecionismo dos países ricos. Ele afirmou que a América do Sul pode ser a solução para a crise de alimentos.



Saiba o que é a Unasul

"Não nos deixemos iludir tampouco pelos pelos argumentos daqueles que por interesses protecionistas ou motivações geopolíticas, se sentem incomodados com o crescimento da nossa indústria e de nossa agricultura e com a realização do nosso potencial energético", disse Lula.

Ele afirmou que no meio da crise de alimentos a região ganha um papel de destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola.



"Quando a escassez de alimentos ameaça a paz social em muitas partes do mundo, é na nossa região que muitos vem buscar respostas."

O presidente brasileiro destacou o crescimento econômico dos países da América do Sul. "Mais de 300 milhões de homens e mulheres se beneficiam hoje de uma excepcional fase de crescimento econômico e de programas de inclusão social. Constitui enorme base produtiva e grande mercado de bens de consumo", afirmou.

Lula destacou ainda a democracia nos países sul-americanos: "A América do Sul é uma região de paz, onde floresce a democracia". E afirmou que "a instabilidade que alguns pretendem ver em nosso continente é sinal de vida, especialmente vida política. Não há democracia sem povo nas ruas", concluiu.

Lula vê América do Sul como solução para crise de alimentos
Ele afirmou que região ganha destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola.
Presidente destacou ainda a democracia nos países sul-americanos.


Fonte: EDUARDO BRESCIANI

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir