Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Milhões de pessoas com risco de passar fome na Coréia do N
Foto do Programa Mundial de Alimentos mostra crianças desnutridas de orfanato na cidade de Chongjin, na Coréia do Norte.
Milhões de pessoas com risco de passar fome na Coréia do N
Foto: AP/Programa Mundial de Alimentos

da Efe, em Pequim

As inundações e colheitas com resultados muito pobres originaram a pior crise alimentícia na Coréia do Norte desde os anos 90, informou nesta quarta-feira o PAM (Programa Mundial de Alimentos).

Segundo a Organização das Nações Unidas, após as inundações de 2007 ocorreram colheitas muito deficientes, o que elevou o risco de crise de fome para uma população de milhões de pessoas que já sofre com a falta de alimentos.

"A última vez que a situação foi tão grave e tão estendida no país foi na década de 90", disse hoje Jean-Pierre de Margerie, diretor do PAM para a Coréia do Norte.

Margerie anunciou ainda que uma campanha internacional será lançada para arrecadar fundos para enviar alimentos à Coréia do Norte.

Em junho, o PAM fechou um acordo com o governo de Pyongyang para expandir o trabalho da agência no país. O acordo possibilita que o órgão passe a ajudar a alimentar 5 milhões de pessoas afetadas pela fome no país e permite o acesso mais amplo aos agentes internacionais em áreas rurais.

"Com esse acordo, a agência estará em uma posição de alcançar mais pessoas famintas e implantar um sistema de vigilância mais amplo", disse o diretor regional do PAM para a Ásia, Tony Banburym.

Em maio, o governo norte-americano anunciou o envio de meio milhão de toneladas de alimentos para o PAM distribuir na Coréia do Norte.

Milhões de pessoas com risco de passar fome na Coréia do Norte.

Foto do Programa Mundial de Alimentos mostra crianças desnutridas de orfanato na cidade de Chongjin, na Coréia do Norte. Segundo o Programa, inundações e colheitas com resultados muito pobres originaram a pior crise alimentícia na Coréia do Norte desde os anos 90.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir