Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-11-2008

Lula diz que Papa Bento XVI poderia dar conselho.
Presidente se encontrou com Bento XVI no Vaticano nesta quinta (13).
Lula diz que Papa Bento XVI poderia dar conselho.
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva disse que o Papa Bento XVI manifestou preocupa��o com a crise financeira internacional em uma audi�ncia fechada que tiveram no Vaticano nesta quinta-feira (13).

Ele disse que a crise � grave, relatou o presidente. Eu pedi ao papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econ�mica, pois, se todo o domingo o papa der um conselhozinho, quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema, afirmou.

O encontro, que ocorreu na biblioteca do Vaticano, durou 24 minutos e foi acompanhado por dois tradutores. Lula afirmou ter dito ao Papa que sua preocupa��o � com a situa��o das camadas mais pobres da popula��o.

O empres�rio pode perder um pouco, mas vai continuar sendo empres�rio, vai continuar rico. E os setores mais avan�ados da sociedade v�o perder um pouco, mas continuar�o comendo, bebendo e jantando. A minha preocupa��o � que a crise resulte no empobrecimento daqueles que j� s�o pobres, disse Lula, depois da audi�ncia.

Bolsa Fam�lia

Lula contou que Bento XVI chegou a comentar sobre o programa Luz Para Todos, a pol�tica do governo brasileiro para a �frica e o sucesso do Bolsa Fam�lia. O Brasil sempre trabalhou e trabalhar� para ter uma boa rela��o com os papas, disse Lula.

O presidente presenteou o Papa com uma escultura de barro de uma fam�lia de retirantes nordestinos e ganhou uma caneta do pont�fice.

Eu disse uma vez, logo depois da visita dele ao Brasil, que a imagem que eu tinha dele era a que passava na TV: um homem sisudo e de poucos amigos. A verdade � que ele � um homem af�vel e fiquei surpreso por ele ser bem informado sobre o Brasil.

Acordo

Ap�s o encontro reservado com Lula, o Papa cumprimentou a primeira-dama, Marisa Let�cia, e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Nelson Jobim (Defesa) e Celso Amorim (Rela��es Exteriores).

Em seguida, representantes do governo brasileiro e do Vaticano assinaram acordo que ratifica normas j� previstas na legisla��o brasileira, da atua��o de religiosos no pa�s.

Lula e sua delega��o se reuniram na Sala do Tratado para a solene assinatura do acordo, que durou cerca de meia hora e � qual tamb�m assistiu o n�mero dois do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, assim como o ministro das Rela��es Exteriores da Santa S�, Dominique Mamberti.

"N�o s�o estipulados privil�gios e, sim, � reconhecida a import�ncia da Igreja cat�lica no Brasil", afirmou Mamberti em seu discurso, no qual manifestou a satisfa�ao da Igreja pelo acordo alcan�ado.

"Acho que � um acordo hist�rico porque regulamenta todos os aspectos jur�dicos da Igreja, que conviveu muitos anos tranq�ilamento no Brasil", declarou � imprensa o cardeal Claudio Hummes, que assistiu � cerim�nia.

Comunicado do Vaticano

Em um comunicado, o Vaticano informou que o encontro consistiu em uma frut�fera troca de opini�es sobre temas da atualidade internacional e regional.

Ambos conversaram sobre a situa��o do Brasil, em particular sobre as pol�ticas sociais adotadas para melhorar a vida das pessoas que vivem inadaptadas e marginalizadas, e o papel chave da fam�lia na luta contra a viol�ncia e a deteriora��o social, informa o texto.

O pont�fice recebeu Lula com um muito obrigado presidente pelo acordo que ser� assinado em breve, uma refer�ncia � assinatura oficial no mesmo pal�cio apost�lico do novo estatuto da Igreja Cat�lica no Brasil.

A visita de Lula ao Papa aconteceu 18 meses depois da primeira viagem do pont�fice alem�o � Am�rica Latina, realizada no Brasil em maio de 2007.

Eu o espero de novo no Brasil, se despediu Lula, ao que o pont�fice respondeu com um simples: Espero que sim.

Com informa��es da AFP e da Ag�ncia Estado

Presidente se encontrou com Bento XVI no Vaticano nesta quinta (13).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir