Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2009

CGE retira capital paulista do estado de atenção
Temporal provocou mais de 30 pontos de alagamento. Rua Turiassu, na Zona Oeste, ficou tomada pela água.
CGE retira capital paulista do estado de atenção
Foto: G1

As chuvas diminuíram na noite desta terça-feira (27) e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à prefeitura, retirou toda a capital paulista do estado de atenção às 20h05. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registrar 37 pontos de alagamento em São Paulo, cinco deles intransitáveis.

Por volta das 20h20, restavam 15 pontos de alagamento ativos. O único intransitável estava na Avenida Olavo Fontoura, na Zona Norte. A maioria dos transitáveis ainda ativos estava na Zona Oeste.

O motorista sofreu nessa região da cidade. No início da noite, os carros não conseguiam passar pela Rua Turiassu, altura da Praça Marrey Júnior, e no cruzamento das avenidas Pompéia e Francisco Matarazzo. A CET chegou a registrar 120 km de lentidão em toda a cidade às 19h30.

Imagens captadas pelo helicóptero da TV Globo por volta das 19h desta terça-feira (27) mostraram torcedores do Palmeiras tentando passar pela enchente na Rua Turiassu, na Zona Oeste de São Paulo, a caminho do Estádio Palestra Itália. Eles precisaram levantar os instrumentos musicais que carregavam para que não fossem danificados pela água.

A água bloqueou também os dois sentidos da Avenida São Miguel, na Zona Leste. Na Avenida Governador Carvalho Pinto, também na Zona Leste, o sentido Centro ficou intransitável na altura da Avenida Taruma.
Estado de atenção

Às 16h57 desta terça-feira (27), as regiões Sul, Sudeste e a Marginal Pinheiros foram colocadas em atenção pelo CGE. Depois, entraram a Zona Leste e a Marginal Tietê às 17h35. As últimas regiões foram as zonas Norte e central, às 18h, e a Zona Oeste às 18h25.

A chuva forte atingiu, no fim da tarde, os bairros Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaquera. O município de Diadema, no ABC, foi atingido por um temporal na tarde desta terça, que se deslocou para a capital paulista, segundo o CGE. Por volta das 17h30, a chuva era intensa nos bairros Jardim São Luís, M Boi Mirim, Cidade Dutra e Jardim Ângela. Chegou a chover forte também no Ipiranga e no Jabaquara.

A chuva também afetou as operações nos aeroportos da Grande São Paulo. Cumbica, em Guarulhos, operou das 18h às 18h40 apenas por instrumentos. Às 19h, porém, a situação havia se normalizado. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, operava desde as 18h20 apenas por instrumentos. Segundo a Infraero, não havia previsão para a normalização das operações.

CGE retira capital paulista do estado de atenção
Temporal provocou mais de 30 pontos de alagamento.
Rua Turiassu, na Zona Oeste, ficou tomada pela água.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir