Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 28-03-2009

Secretaria registra duas mortes por febre amarela silvestre
No total, cinco casos da doen�a foram identificados no estado.
Secretaria registra duas mortes por febre amarela silvestre
Foto: http://carolineperes.files.wordpress.com

A Secretaria Estadual da Sa�de de S�o Paulo registrou duas mortes provocadas pela febre amarela silvestre este ano no estado. No total, cinco casos da doen�a foram identificados, todos regi�o de Botucatu: dois em Sarutai�, a 347 km de S�o Paulo, e outros tr�s em Itatinga, a 226 km.

Quinze cidades foram inclu�das na �rea de risco. Por isso, a popula��o desses munic�pios est� sendo vacinada. Entretanto, segundo a secretaria, os n�meros ainda n�o s�o preocupantes, pois medidas de controle foram tomadas assim que os primeiros casos foram identificados.

A vacina��o na zona rural foi a primeira medida. "Depois, tivemos medidas de controle de primatas, busca ativa de novos casos, procurando pessoas com sintomas da doen�a, e tamb�m as medidas de controle do vetor", explicou M�rcia Helena Simonetti, diretora de vigil�ncia epidemol�gica.

Ela ressalta que a popula��o do estado n�o precisa ficar preocupada. "N�o � necess�rio sair correndo para os postos de sa�de. As pessoas desses 15 munic�pios est�o sendo comunicadas, v�o ser vacinadas, mas quem est� em outras regi�es n�o precisa se preocupar nesse momento", explicou.

Quem n�o mora nas �reas de risco mas vai para alguma das cidades precisa ficar atento. Caso a visita seja r�pida e restrita � �rea urbana, n�o � necess�rio tomar a vacina. J� se a pessoa foi para a zona rural ou passar mais tempo no local deve tomar a vacina com dez dias de anteced�ncia.

Secretaria registra duas mortes por febre amarela silvestre em SP
No total, cinco casos da doen�a foram identificados no estado.
Quinze cidades do interior foram inclu�das na �rea de risco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir