Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2009

Líder supremo do Irã fará discurso em local de confrontos
Mousavi comparece a protesto em Teerã e é saudado por apoiadores.
Líder supremo do Irã fará discurso em local de confrontos
Foto: Reuters

TEERí - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, irá realizar na sexta-feira, 19, um discurso na Universidade de Teerã, dias depois de um protesto no local que se transformou em um sangrento confronto, informa a rede CNN. O sermão pode indicar sinais de como o governo planeja resolver a crise política iniciada depois das eleições presidenciais do país.

Khamenei, maior autoridade do Irã, tem pedido a população que apoie a República Islâmica. Nesta quinta, dezenas de milhares de partidários do derrotado candidato presidencial Mir Hossein Mousavi realizaram um novo protesto em Teerã. A intenção do ato é lembrar os mortos durante manifestações anteriores. O próprio Mousavi compareceu ao protesto.

Muitos vestidos de preto, os iranianos marcharam no sul da capital. A manifestação é realizada apesar de uma proibição do Ministério do Interior. Autoridades também barraram a imprensa estrangeira de cobrir eventos "não autorizados" como esse.

Mousavi chegou por volta das 18h30 (hora local), segundo uma testemunha, na praça Imã Khomeini. Uma testemunha disse que ele deixou o veículo e começou a falar com a multidão através de um megafone. A rádio estatal informou sobre sete mortes em confrontos, desde a eleição do dia 12. O presidente Mahmoud Ahmadinejad foi declarado reeleito, porém a oposição, liderada pelo moderado Mousavi, reclama de fraudes.

O Conselho de Guardiães, que tem entre suas atribuições monitorar as eleições, recebeu um total de 646 reclamações de irregularidades, dos três candidatos derrotados. O órgão informou que convidou o trio para discutir o tema no sábado, com uma decisão no domingo sobre qualquer recontagem possível.

"Nós decidimos convidar pessoalmente os candidatos e os que têm queixas em relação à eleição para participarem de uma sessão extraordinária do Conselho dos Guardiões no sábado", afirmou o porta-voz do conselho, Abbasali Khadkhodai. Em meados desta semana, o órgão disse que realizaria uma recontagem parcial dos votos, mas descartou a possibilidade de realizar nova eleição, como queriam os partidários de Mousavi.

Ainda não se sabe se os candidatos aceitaram o convite. O correspondente da rede BBC em Teerã, Jon Leyne, disse que é pouco provável que os candidatos estejam otimistas quanto ao resultado deste encontro. O conselho, formado por seis clérigos e seis advogados, tradicionalmente é leal ao líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

ATAQUES

Enfrentando sua pior crise desde a Revolução Iraniana de 1979, os líderes islâmicos partiram para a ofensiva, prendendo manifestantes e importantes reformistas, restringindo o trabalho da imprensa e criticando "interferências" estrangeiras, entre elas dos Estados Unidos.

O Partido Etemad Melli (Confiança Nacional), do também derrotado candidato reformista Mehdi Karroubi, pediu permissão para realizar um novo protesto, no sábado. Nesta quinta-feira, Ahmadinejad voltou à TV estatal e, aparentemente, tentou amenizar comentários recentes em que comparava os manifestantes a torcidas de times de futebol.

"Eu me referi àqueles que incendiaram (prédios) e atacaram pessoas", disse. "Eu disse que esses indivíduos (...) são estranhos à nossa nação". O presidente reeleito disse ainda que a vitória no pleito "pertence aos 70 milhões de iranianos e aos 40 milhões que participaram da votação."

Líder supremo do Irã fará discurso em local de confrontos
Sermão de Khamanei na Universidade de Teerã pode indicar sinal de como governo planeja resolver crise

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir