Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2010

"Chile necessita do apoio da comunidade internacional"
"O Chile necessita do apoio da comunidade internacional", manifestou hoje o secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon

Foto: EPA

Santiago do Chile, 6 mar (EFE).- "O Chile necessita do apoio da comunidade internacional", manifestou hoje o secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, que na pr�xima quarta-feira informar� � Assembleia Geral das Na��es Unidas sobre o impacto causado pelo terremoto de 27 de fevereiro.

Ban se declarou "impressionado" com o tamanho da cat�strofe, ap�s visitar neste s�bado a cidade de Concepci�n e o porto de Talcahuano, dois dos lugares mais afetados pelo terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o centro e o sul do pa�s.

Embora tenha admitido que � imposs�vel prevenir essas cat�strofes em 100%, chamou a aten��o sobre a import�ncia de estar preparados para amenizar os danos causados por trag�dias clim�ticas, especialmente os tsunamis originados ap�s tremores de terra.

"Temos que aprender li��es com esses desastres", ressaltou em entrevista coletiva com a imprensa estrangeira o secret�rio-geral da ONU, em alus�o aos terremotos do Haiti e do Chile.

"S� se temos um bom sistema de preven��o poderemos evitar a perda de vidas humanas", acrescentou.

O secret�rio-geral explicou que na reuni�o de ontem com a presidente Michelle Bachelet e com o presidente eleito, Sebasti�n Pi�era, todos concordaram em criar um grupo de trabalho para identificar as principais necessidades tanto em mat�ria de ajuda humanit�ria como para a reconstru��o.

"A extens�o dos danos � enorme, o desafio � enorme", enfatizou Ban.

O secret�rio-geral se disse "convencido que o povo e o Governo do Chile t�m capacidade para construir um futuro melhor", mas reconheceu que os danos materiais causados pelo terremoto s�o muito severos, especialmente na �rea das infraestruturas.

Ban evitou quantificar as perdas provocadas pelo terremoto e pelo tsunami, mas as empresas americanas especializadas em estimativas de risco calculam que os danos poderiam chegar a US$ 30 bilh�es.

As ag�ncias da ONU sediadas no Chile, especialmente a Comiss�o Econ�mica Para a Am�rica Latina e o Caribe (Cepal), trabalhar�o nos pr�ximos dias junto com as autoridades chilenas para ter uma "fotografia completa" dos danos. Dentro de uma semana, poderia estar pronta uma primeira estimativa.

Ban Ki-moon assegurou que "a capacidade tecnol�gica e financeira e a lideran�a pol�tica do Governo" contribuir�o para que o Chile saia dessa situa��o.

Al�m dos US$ 10 milh�es entregues pela ONU como ajuda de emerg�ncia, os pa�ses da comunidade internacional, especialmente da Am�rica Latina, acudiram rapidamente a socorrer os desabrigados, ressaltou.

"Chile necessita do apoio da comunidade internacional", diz Ban Ki-moon

"O Chile necessita do apoio da comunidade internacional", manifestou hoje o secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon

Fonte: EPA
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir