Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2010

Aeroviários terminam protesto no Aeroporto Tom Jobim, no Rio
Polícia reprime protesto de aeroviários no acesso ao Aeroporto Tom Jobim
Aeroviários terminam protesto no Aeroporto Tom Jobim, no Rio
Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado

O protesto dos aeroviários que pedem um reajuste maior nos salários terminou na manhã desta quarta-feira (8), com um abraço simbólico ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no Rio. Segundo o 17º BPM (Ilha do Governador), os manifestantes já deixaram a região e o tráfego foi normalizado na Avenida Vinte de Janeiro, de acesso ao terminal aéreo, que ficou engarrafada durante toda a manhã.

Um grupo de aproximadamente cem manifestantes chegou a interditar a avenida para impedir que outros aeroviários chegassem ao trabalho. Eles pararam ônibus de transporte de funcionários do aeroporto para impedir que eles chegasem ao local, e ocuparam uma faixa da pista sentido aeroporto.

Um grupo de passageiros que seguiria para Curitiba num voo da Webjet chegou atrasado ao embarque e perdeu o avião, informou a companhia. Em nota, a companhia aérea lamentou os transtornos causados pelos manifestantes e informou que mesmo como fato transcendendo as responsabilidades da empresa, excepcionalmente, esses passageiros seriam realocados em outros voos "sem os ônus previstos para os casos em que o passageiro não comparece no horário determinado pelos órgãos reguladores para o embarque".

A Infraero informou que os pousos e decolagems ocorreram normalmente nesta manhã.

BPChoque foi chamado para manter a ordem
Quatro equipes do Batalhão de Choque (BPCchoque) foram chamadas para manter o trânsito fluindo na Avenida Vinte de Janeiro e controlar a manifestação dos aeroviários. Segundo os manifestantes, a polícia teria usado gás de pimenta para conter o grupo.

Nesta quarta, representantes do Sindicato dos Aeroviários e das empresas vão se reunir para negociar o aumento de salário. De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, as empresa oferecem 6% de reajuste e querem a mudança da data-base da categoria de dezembro para abril. Os aeroviários pedem um reajuste de 15% nos salários. O horário da reunião ainda não foi decidido.

No Aeroporto Santos Dumont, no Centro, segundo a Infraero, houve também um protesto em um dos terminais. No entanto, o movimento de partida e chegada das aeronaves foi normal, sem atrasos.

Aeroviários terminam protesto no Aeroporto Tom Jobim, no Rio
Passageiros reclamam que perderam voo por causa de engarrafamento.
PM diz que trânsito já voltou ao normal na avenida da Ilha do Governador.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir