Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-12-2010

Inter é surpreendido pelo Mazembe e está fora do Mundial de Clubes
Pela primeira vez na história, o Mundial de Clubes terá na final um representante fora do eixo América do Sul-Europa.
Inter é surpreendido pelo Mazembe e está fora do Mundial de Clubes
Foto: /www.gazetaesportiva.net

O Mazembe, da República Democrática do Congo, surpreendeu o Internacional nesta terça-feira e venceu o jogo por 2 a 0, eliminando o time gaúcho nas semifinais. Os gols foram marcados pelos meias Kabangu e Kaluyituka, no segundo tempo.

O Internacional teve dificuldades no primeiro tempo. O Colorado começou pressionando, mas não conseguiu achar o gol. A equipe do técnico Celso Roth criou três boas chances nos primeiros minutos, mas logo o Mazembe começou a se assentar em campo, e as chances rarearam.

Na etapa final, a equipe africana marcou cedo, em um belo chute de Kabangu, no ângulo de Renan. Os 40 minutos restantes foram de pressão do Inter, que não conseguiu furar o bloqueio congolês, caindo fora da competição prematuramente. Aos 40, Kaluyituka colocou a pá de cal no sonho do bi mundial colorado.

Agora, o Inter jogará ao meio dia de sábado contra o perdedor de Internazionale, da Itália, e Seongnam, da Coreia do Sul, na decisão do terceiro lugar. Já o Mazembe tentará a façanha de ser o primeiro campeão mundial africano. Jogará contra o vencedor da partida desta quarta, também no sábado, às 15h (horário de Brasília).

O jogo - O Internacional seguiu as orientações do técnico Celso Roth nos primeiros minutos, marcando forte a saída de bola e pressionando em busca do gol. Logo aos 45 segundos de jogo, Tinga deixou Rafael Sobis em condições de marcar, mas o chute saiu por cima. Na jogada seguinte, Wilson Matias ganhou da defesa por cima, mas o goleiro Kidiaba segurou firme.

A melhor chance do primeiro tempo veio aos 10 minutos. D"Alessandro achou Alecsandro livre pela esquerda. O centroavante cruzou para Rafael Sobis, que chutou livre na pequena área, mas Kidiaba praticou milagre. No contra-ataque, um forte arremate de Kabangu foi defendido com dificuldades pelo arqueiro Renan, na primeira boa chegada do time do Congo no jogo. Cinco minutos depois, foi a vez de Nkulukuta arrematar com perigo, à esquerda.

Após o rápido crescimento do Mazembe, o Inter criou duas grandes chances de gol. Aos 18, D"Alessandro cobrou falta no segundo pau e Índio cabeceou para a área. A bola cruzou a linha do gol, mas ninguém concluiu a jogada. Aos 21, em novo levantamento para a área africana, o baixinho Tinga ganhou dos defensores por cima, mas mandou sobre a meta.

A partir daí, o jogo caiu de ritmo e ficou equilibrado. O Internacional não demonstrava imaginação para furar o bom bloqueio armado pelo técnico Lamine N"Diaye. Nos cinco minutos finais, o Colorado adiantou a marcação novamente e voltou a pressionar o Mazembe. A melhor chance veio aos 44, quando Wilson Matias finalizou de meia-bicicleta por cima do gol. O time africano ainda teve uma boa escapada com Kauyituka, mas Renan mandou para escanteio.

No segundo tempo, quem começou assustando foi o Mazembe. Logo aos 40 segundos, Kaluyituka arrematou da entrada da área e chutou com perigo, à esquerda de Renan. O Inter, porém, logo tentou retomar o controle do jogo. Aos três, D"Alessandro bateu falta com perigo, que desviou na zaga. Aos cinco, Kleber cruzou, Tinga desviou e Alecsandro tocou de cabeça para fora.

Dois minutos depois, a zebra passeou pelo Mohamed bin Zayed: Kabangu foi lançado dentro da área e, sem marcação, girou e arrematou no ângulo de Renan, abrindo o placar em Abu Dhabi. O Internacional, então, veio para tudo ou nada. Aos 14, Rafael Sobis escapou livre dentro da área e chutou forte, mas Kidiaba espalmou para fora. Na cobrança de escanteio, Alecsandro chutou e Kidiaba segurou.

Aos 17, Celso Roth promoveu duas alterações no Inter: Alecsandro e Tinga deixaram o gramado para as entradas de Leandro Damião e Giuliano. Rafael Sobis passou a atuar mais adiantado, ao lado de Damião no ataque. Aos 19, D"Alessandro cruzou na cabeça de Sobis, mas o toque foi por cima. Cinco minutos depois, Giuliano quase marcou: após ganhar dividida, ficou livre na área e chutou forte, mas Kidiaba fez novo milagre, evitando o empate colorado.

À medida que o tempo ia passando, a torcida colorada se enervava no estádio de Abu Dhabi. Aos 27, Rafael Sobis bateu falta ensaiada rasteira, mas D"Alessandro arrematou mascado. Dois minutos depois, Kabangu bateu falta com precisão, encobriu a barreira, mas Renan mandou tapinha para escanteio. No minuto seguinte, Roth retirou Rafael Sobis para o ingresso do garoto Oscar.

Aos 33, Nei mandou uma paulada, com perigo, à esquerda do gol. Três minutos depois, a torcida colorada, presente em grande número, pretextou pênalti em toque de Kimwaki dentro da área, mas a bola bateu no peito do zagueiro. Aos 40, o golpe final: Kaluyituka recebeu no bico esquerdo da área e arrematou no canto de Renan, que não alcançou: 2 a 0 Mazembe.

Fonte: /www.gazetaesportiva.net
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir