Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 04-06-2012

Ministra da Cultura inaugura biblioteca na Favela da Rocinha
Ana de Hollanda participou de evento na comunidade. Biblioteca tem espa�o reservado para autorias da pr�pria comunidade.
Ministra da Cultura inaugura biblioteca na Favela da Rocinha
Foto: g1.globo.com

A terceira Biblioteca Parque do Rio foi inaugurada nesta segunda-feira (4) na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. O espa�o, que � um centro de conviv�ncia e �rea de lazer, ocupa um pr�dio de cinco andares no interior da comunidade. Durante a solenidade, a ministra da Cultura Ana de Hollanda destacou que a diversidade cultural do Rio � muito grande e � preciso levar isso em considera��o.

"N�s que trabalhamos com a cultura temos que pensar que quem faz a cultura � o povo. Nosso papel � dar ferramentas para eles desenvolverem isso", afirmou a ministra, que percorreu as instala��es da biblioteca ao lado do governador S�rgio Cabral, do vice-governador, Luiz Pez�o, da secret�ria Estadual de Cultura, Adriana Rattes, e do presidente da Empresa de Obras P�blicas do Estado (Emop), �caro Moreno.

A ministra tamb�m destacou a import�ncia do livro e da cultura no combate � viol�ncia. "Para mudar a viol�ncia e o medo � necess�rio come�ar pela cultura", afirmou Hollanda, lembrando que o projeto da Biblioteca Parque � inspirado na Col�mbia, onde a ideia deu certo.

Constru�do como parte do PAC, a C4-Biblioteca Parque da Rocinha tem nos seus 1.600 metros quadrados DVDTeca, cineatro, sala multiuso para cursos, est�dios de grava��o e edi��o audiovisual, setor de leitura e internet comunit�ria, cozinha-escola e caf� liter�rio.

Autores da favela

A expectativa � que a biblioteca receba 215 mil pessoas por ano, entre moradores da regi�o e de bairros vizinhos. Com acervo com capacidade para 15 mil livros, a Biblioteca Parque da Rocinha reserva um espa�o dedicado aos autores da comunidade.

"Fiz o livro em homenagem a minha m�e e �s mulheres da Rocinha. Minha m�e nasceu, cresceu e morreu analfabeta e eu me formei em Hist�ria na PUC. � uma emo��o �mpar participar disso aqui hoje", afirmou Fernando Ermiro da Silva, 41 anos, autor de um livro de contos, que trabalha como produtor cultural da biblioteca. O espa�o tamb�m possui livros em braile para deficientes visuais e um espa�o totalmente dedicado �s crian�as, com livros infantis e atividades que estimulam a leitura.

Durante a solenidade de inaugura��o, houve apresenta��o de um grupo de samba, dan�arinos de funk e de poesia. De acordo com Cabral, o projeto s� foi poss�vel porque a comunidade n�o � mais dominada por traficantes de drogas.

"S� foi poss�vel porque resolvemos n�o aceitar mais o controle paralelo dentro das comunidades. � uma mudan�a de h�bito e de cultura que passa por mudar a pol�cia e a pol�tica de seguran�a p�blica", afirmou o governador. "Fac��o agora � a do bem. Temos que trazer o povo de Manguinhos e do Alem�o aqui", disse Cabral.

De acordo com a secret�ria Adriana Rattes, a C-4 Biblioteca Parque da Rocinha integrar� uma rede de bibliotecas parque iniciada com a abertura da Biblioteca Parque de Manguinhos, em 2010. "O conceito de biblioteca vem evoluindo muito, de um lugar apenas de guardar livros, de consulta de pesquisas e estudos para um centro de cultura, conhecimento e cidadania", afirmou a secret�ria, destacando que at� janeiro deve ser inaugurada uma biblioteca no mesmo formato no conjunto de favelas do Alem�o.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir