Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-06-2012

Ex-premiê da Romênia é operado após tentativa de suicídio
Adrian Nastase tentou se matar após ser condenado por corrupção. Ele disparou um tiro contra si mesmo quando a polícia chegou em sua casa.
Ex-premiê da Romênia é operado após tentativa de suicídio
O ex-premiê romeno Adrian Nastase deixa tribunal em Bucarest

O ex-primeiro-ministro romeno Adrian Nastase foi submetido nesta quinta-feira (21) a uma operação em um hospital de Bucareste, depois de uma tentativa de suicídio ao receber a notícia de que havia sido condenado a dois anos de prisão por corrupção.

Nastase ficou ferido na garganta depois que um tiro disparado saiu pela clavícula. De acordo com os médicos, o estado de saúde do político é estável.

Nastase, 61 anos, ex-primeiro-ministro social democrata entre 2000 e 2004, foi acusado no último ano de mandato de obter ilegalmente 1,5 milhão de euros para a campanha eleitoral junto a empresas e executivos convidados a participar do simpósio denominado "Troféu da Qualidade".

Na quarta-feira, a Suprema Corte romena confirmou a condenação de Nastase.

Ao receber a polícia, Nastase pediu autorização para pegar um livro, mas tirou uma pistola da cintura e tentou cometer suicídio.

Apesar dos fatos terem acontecido quando dirigia o governo, foi condenado como chefe do Partido Social Democrata, em nome do qual era candidato à presidência.

Nastase sempre afirmou ser vítima de julgamento político e nta quarta-feira não compareceu ao tribunal para ouvir o veredicto. Após a decisão, Nastase tinha apenas 24 horas para se apresentar à polícia e ser preso.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir