Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-07-2012

Crianças devem tomar 2ª dose de vacina contra gripe no ES
Espírito Santo superou a meta de imunização da campanha nacional. 76.413 crianças de seis meses a um ano tomaram a vacina.
Crianças devem tomar 2ª dose de vacina contra gripe no ES
Foto: g1.globo.com

Crianças de seis meses a dois anos que foram imunizadas contra a gripe durante a campanha de vacinação, devem retornar aos postos para a segunda dose da vacina. Segundo a técnica do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Martina Zanotti, neste ano, a imunização das crianças desta faixa etária foi dividida em duas etapas. "Todas as crianças que tomaram a dose da vacina pela primeira vez, devem fazer o reforço da dose em um intervalo mínimo de 30 dias, para garantir a proteção total contra a gripe", explica Martina.

Martina lembra que somente a primeira dose não garante 100% de proteção devido à imaturidade do sistema imunológico destas crianças. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios. As crianças que já tomaram a vacina no ano passado não precisam se submeter à dose de reforço.

Meta

O Espírito Santo superou a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, contemplando 85,7% do público-alvo. Ao todo, 451.301 pessoas receberam a dose, sendo 76.413 crianças de seis meses a um ano, representando 98,97% deste público no Estado.

A vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra a gripe. A Campanha, já encerrada, é realizada anualmente com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações hospitalares que ocorrem em consequência das infecções causadas pelo vírus da influenza na população mais vulnerável à doença. Assim como no ano passado, a vacina este ano imunizará contra três vírus da gripe, incluindo o da Influenza A (H1N1).



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir