Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Atentado em mesquita deixa dezenas de mortos no Paquistão
Ataque matou ao menos 40 em região tribal de importância estratégica para tropas da Otan no Afeganistão
Atentado em mesquita deixa dezenas de mortos no Paquistão
Foto: /ultimosegundo.ig.com.br

Um homem-bomba detonou explosivos em uma mesquita sunita do Paquistão durante as orações desta sexta-feira, deixando pelo menos 40 mortos e 85 feridos. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado em Ghundi, um vilarejo da região tribal de Jhyber, perto da fronteira com o Afeganistão.

O local é considerado estratégico para as tropas da Otan no Afeganistão, pois funciona como uma rota para suprimentos não-letais. O ataque acontece durante o mês do Ramadã, sagrado para os muçulmanos.

De acordo com autoridades locais, cerca de 300 pessoas participavam das orações na mesquita e muitos estavam saindo do local quando a explosão aconteceu. Testemunhas disseram que o suicida era um homem jovem.

Saleem Khan, 21 anos, disse ter sido pisoteado por várias pessoas que começaram a correr, em pânico, após a explosão.

"Quem fez isso no mês do Ramadã não pode ser muçulmano", afirmou, no hospital de Peshawar. "É a coisa mais cruel que um muçulmano pode fazer."

Imagens de televisão mostraram o prédio seriamente danificado, além de sapatos, ventiladores de teto e tapetes espalhados por um chão cheio de manchas de sangue.

As zonas tribais são redutos dos rebeldes talebans paquistaneses e de combatentes da Al-Qaeda. Pressionado por Washington, o Exército paquistanês tem executado nos últimos anos uma ofensiva contra os rebeldes, sem conseguir o fim da violência, apesar da redução do número de atentados em 2011.

Com AP e AFP


Fonte: /ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir